Donna - ir para home

Droga anti-HIV é segura para grávidas, diz estudo

Estudo acompanhou mulheres que usaram Tenofovir durante a gestação e seus bebês

13460094
Foto: Stock Images

A exposição à droga anti-HIV Tenofovir não causa efeitos colaterais como defeitos congênitos, anormalidades de crescimento ou problemas renais em crianças nascidas de mulheres africanas HIV positivo, de acordo com um estudo realizado por uma equipe de pesquisadores internacionais publicados no “PLoS Medicine” desta semana.

Os pesquisadores analisaram dados coletados em grávidas e bebês de Uganda e do Zimbábue que tomaram o antirretroviral durante a gravidez no programa Desenvolvimento de Terapia Antirretroviral na África (DART, na sigla original), um grande estudo controlado aleatório que comparou diferentes abordagens de monitoramento em mais de três mil adultos. Como parte do estudo, os pesquisadores coletaram dados de qualquer grávida do projeto, incluindo os remédios que tomavam e os bebês foram acompanhados até os 4 anos.

A maioria das mulheres que engravidou estava (e continuou) tomando uma combinação de drogas anti-HIV, incluindo tenofovir, e de 226 nascimentos vivos, os pesquisadores registraram que não houve aumento na proporção de crianças que morreram logo após o nascimento (3%) ou tiveram defeitos congênitos (3%), comparando quem teve exposição ao coquetel de medicamentos com quem não tomou os remédios.

De 182 crianças sobreviventes acompanhadas no estudo, 14 morreram, dando ao primeiro ano o índice de mortalidade de 5%, similar aos 2% de mortalidade infantil normalmente vista na região e muito abaixo dos índices de bebês nascidos de mães infectadas e sem tratamento. Além disso, os pesquisadores descobriram que nenhum dos bebês eram HIV positivo e nenhuma fratura de osso ou problemas de rins ocorreram durante o acompanhamento.

  • Wagner Miranda

    Coxinha : Pessoa nascida no Brasil,altamente influenciável,anti-PT, anti-tudo,odeia tudo que se faz no seu país,apartidário,odeia Cuba ou qualquer outro país latino-americano, ama os EUA(principalmente Miami), leitor de Veja(?),acredita na Globo(?),odeia a Rússia(ou qualquer outro país que conteste os EUA),odeia muçulmanos,acredita em Papai Noel,acredita em um golpe comunista iminente, defende o Estado mínimo na hora de cobrar impostos e Estado máximo na hora que precisa de seus serviços, é fã de Jair Messias Bolsonaro, odeia Lula , acredita em super-heróis e não em partidos, simpatiza com o PSDB(?) e no DEM(?) ,não tem ideologia , não confia em nenhum político(principalmente no Lula) , não gosta de direitos iguais,gosta do Status Quo, acredita somente no dinheiro e na meritocracia(?),odeia o comunismo,socialismo ou qualquer coisa parecida,acredita cegamente que o capitalismo é o sistema mais justo do mundo, ignora a Crise de 2008(Em que o Estado socorreu o “livre mercado” com dinheiro público e evitou uma tragédia), idolatra as grandes empresas que aparece na Exame, seus ídolos são George Soros e Warren Buffet, odeia o Bolsa Família,as Cotas em universidades,o Minha Casa,Minha Vida,o Pronatec,o Enem,o Mais Médicos ou qualquer outra coisa petista.

    • Manoel

      Pergunto: para não ser coxinha tenho q ser a favor das ditaduras, digo, dos revolucionários de Cuba, Venezuela e Coréia do Norte, e tb a favor da roubalheira dos políticos de TODOS os partidos no Brasil? Tenho que concordar q o Petrolão e o Mensalão são factóides da imprensa burguesa p desestabilizar a democracia no país?
      Sem ofensas, são só perguntas.

    • Marcos Adriano Marcello

      Em resumo: uma visão esquerdopata maníaco depressiva de todos que são oposição à organização criminosa que eles elegeram para degsovernar o país há 12 anos! Vá se tratar!

  • http://www.casalemcristo.com Julio Neto

    Grande Mariana; bem-vinda ao clube… Fica também o registro quanto a minha esperança (movida pelo impeachment que se avizinha…) de que a facçao criminosa que nos governa será chutada do Planalto… E viva os coxinhas!

  • Marcos Adriano Marcello

    Parabéns, Mariana… disse tudo com sabedoria e simplicidade.
    Os “enroladinos” petistas são um bando de invejosos das pessoas que alcançam sucesso honestamente!

  • Marcos Adriano Marcello

    Kkkk! Mais ume eleitora militonta petista desmerecendo àqueles que são oposição à organização criminosa, que eles elegeram para desgovernar o país há 12 anos!

A atriz Michelle Pfeiffer, belíssima aos 54 anos, usa batom claro

Segredos de maquiagem para parecer mais jovem

Matéria anterior
13460870

Pesquisa elege Gramado como o destino romântico perfeito

Próxima Matéria