Duas gaúchas estão entre as vencedoras do Prêmio Claudia 2010

Themis Reverbel da Silveira e Diza Gonzaga estão entre as homenageadas

Diza Gonzaga (Trabalho Social), Eneida Agra Maracajá (Cultura), Vitória da Riva Carvalho (Negócios), Themis Reverbel da Silveira (Ciências) e Luislinda Valois (Políticas Públicas)
Diza Gonzaga (Trabalho Social), Eneida Agra Maracajá (Cultura), Vitória da Riva Carvalho (Negócios), Themis Reverbel da Silveira (Ciências) e Luislinda Valois (Políticas Públicas) Foto:

Foram anunciadas em São Paulo as cinco vencedoras do Prêmio Claudia 2010. Pela primeira vez em 15 anos, a cerimônia foi comandada por um homem. O ator da Rede Globo Eduardo Moscovis apresentou o evento.

Na categoria Ciências, a vencedora foi a médica gaúcha Themis Reverbel da Silveira, que criou o primeiro Programa de Transplante Hepático Infantil do sul do Brasil, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Diza Gonzaga recebeu o prêmio da categoria Trabalho Social. Depois de perder o seu filho em um grave acidente de trânsito, ela criou a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, que tem como objetivo conscientizar a população para diminuir a violência no trânsito.

Luislinda Valois foi a grande vencedora na categoria Políticas Públicas. Primeira juíza negra no Brasil, ela trava uma batalha contra o preconceito — além de trabalhar para tornar a justiça mais acessível a todos. Na categoria Negócios, a ganhadora foi a empresária Vitória Da Riva Carvalho, que construiu um hotel ecológico às margens do Rio Cristalino, no Mato Grosso, contribuindo para “manter a floresta em pé, proteger a flora e a fauna da região”. Pela categoria Cultura, Eneida Agra Maracajá levou o prêmio por ter idealizado um dos festivais de cultura mais tradicionais do Brasil, em Campina Grande, que mistura as manifestações populares do Nordeste com as expressões da arte erudita.

Ao todo, 15 mulheres concorreram ao prêmio, que neste ano chegou à 15ª edição.

Confira a lista com as vencedoras:

Ciências
Themis Reverbel da Silveira 

Negócios
Vitória Da Riva Carvalho

Trabalho Social
Diza Gonzaga

Políticas Públicas
Luislinda Valois

Cultura
Eneida Agra Maracajá

Homenageada especial
Lygia Fagundes Telles

Sobre o Prêmio Claudia
É a maior e mais importante premiação da capacidade da mulher de transformar sua realidade com iniciativas originais que podem ser replicadas. Firmou-se como a grande celebração da força feminina no Brasil, além de ser um projeto assinado pela revista que é líder absoluta em seu segmento no país e na América Latina.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna