Duda Bündchen, a sobrinha famosa – e talentosa – de Gisele

Com apenas seis anos, Duda já assina coleção de roupas e posa para lentes de fotógrafos com pinta de profissional

Foto: Divulgação

A família entra em uma loja, e a vendedora diz, encantada:

– Sabia que você é linda?

– Sim.

– Tão linda que poderia ser modelo.

– Eu sou modelo.

A vendedora sorri:

– Ah! E como é seu nome?

Paulo Borges, o pai, se antecipa, sempre zeloso por preservar a privacidade da família:

– Duda Borges.

A vendedora continua:

– Você sabe que eu vi em uma revista que a Gisele Bündchen tem uma sobrinha com o seu nome e que é modelo.

– Eu sou modelo.

A vendedora acha graça:

– Então me dá um autógrafo? Ela pega a caneta e o papel que a vendedora estende. Escreve DUDA e desenha uma boquinha em forma de beijo.

 

O diálogo acima não é roteiro de campanha publicitária. Aconteceu há duas semanas, na lojinha do hospital onde Paulo, Raquel e Duda fizeram uma paradinha para comprar um presente para o priminho recém-nascido, Francisco. Duda é a neta e sobrinha mais velha de ambas as famílias. O outro priminho, Benjamin, mora nos Estados Unidos. Ele é filho da tia Gise, que está grávida de sete meses.

Tia Gise é irmã de Raquel, a mais velha das seis irmãs Bündchen. Gestora de informática, ela é casada com o advogado Paulo Borges. Foi com o nome de Duda Borges que a modelo fez seu primeiro editorial de moda: seis looks com vestidinhos de primavera fotografados para Donna pelo chileno Carlos Contreras.

Três anos depois, ela volta a Donna, para ilustrar a capa que comemora o Dia da Criança.

A ideia do designer da capa da revista, Gonza Rodriguez, era exigente: queria uma Duda alegre, com um sorrisão no rosto e a cabeleira dourada voando em um pulo.

No fim da tarde de quarta-feira, ela chega de vestido azul florido e traz mais dois modelos em uma sacola. Entra no camarim, onde a maquiadora Deby Marques passa blush, um gloss rosinha e um leve corretivo para disfarçar as olheiras. Deby separa as mechas de cabelo e inventa um truque para distrair a impaciência da modelo:

– Pedi que ela me ajudasse a contar o tempo do babyliss para cada mecha: “Um, dois, três… até 30”. E ela “roubava”. Contava: “Um, dois, três, 17, 18, 30!”. (risos)

Depois, no estúdio, Duda espera os ajuste de luz, é orientada sobre o lugar exato e a altura ideal do pulo, ouve as instruções para sorrir e manter os braços colados ao corpo. E então pula, pula, pula. Até cansar, até as bochecas ficarem vermelhas de calor e esforço.

No fundo do estúdio, Paulo incentiva:

– Sorriso, sorriso, sorriso. Quando acabar, ganha um sorvete.

Duda pula:

– Sorvete, não. Picolé. Chicabom.

Making off : 6 anos em 40 mil fotos

Seria impossível Eduarda Bündchen Borges não se sentir à vontade diante das câmeras. Paulo conta – e Raquel confirma – que devem ter em casa mais ou menos 40 mil fotos da família, desde que a filha nasceu.

O casal tem dedicação integral a ela em qualquer compromisso. Paulo não deixa de traballhar. Fica no fundo do estúdio com dois celulares, respondendo mensagens do escrtório de advocacia e organizando a agenda da filha. Raquel filma todas as sessões e entra em ação com as tradicionais mil-e-uma utilidades de mãe: colinho na hora do cansaço, conversinha na hora da dispersão, aguinha na hora da sede. De longe, Paulo incentiva:

– Isso! Ótimo! Quando acabar, ganha um marshmallow. E cuidado com a melancia!

“Melancia” é barriga projetada para a frente. Duda encolhe a barriga e prossegue com as poses.

Paulo revela ter tido uma face compulsiva de leitura de biografias de talentos precoces – algumas escritas pelos próprios pais de crianças que começaram muito cedo a trilhar o rumo do sucesso: do ator Leonado DiCaprio ao golfista Tigger Woods. Com toda a informação adquirida em dezenas de livros, ele considera que firmou uma posição equilibrada na criação da filha:

– Estamos sempre atentos ao que a faz feliz. O que ela nos mostra, até agora, é que adora modelar. Tem talento, tem paixão. Nossa responsabilidade é passar a ela valores que serão importantes na vida adulta, na escolha da profissão, do caminho a seguir. Nossa filha é uma criança. Não exigimos dela performance de profissional, embora ela desempenhe naturalmente.

Eduardo Santos, publicitário responsável pela imagem e pelos projetos da modelo, reforça:

– Não estamos preocupados em construir uma estrela ou algo assim, mas em dar oportunidade para que ela seja feliz, brincando de ser modelo enquanto ela gostar.

Duda estuda em uma escola tradicional de Porto Alegre, com um grande pátio cheio de árvores. Na véspera da sessão de fotos para esta edição, ela brincou muito no recreio, mexeu na terra e esmagou frutinhas com as mãos. À noite, na hora do banho, percebeu que a sujeira nas unhas simplesmente não saía, por mais que a mãe escovasse. Entrou em desespero, quando lembraram a ela o compromisso no dia seguinte.

A fotogenia da sobrinha de Gisele Bündchen está estampada em cada uma das milhares de fotografias que a família acumula em álbuns, porta-retratos, arquivos de computador, pen-drives. Pela primeira vez, Paulo e Raquel abrem este material à imprensa. Com exclusividade, Donna publica fotos dos primeiros anos de Duda, como a imagem acima, do bebê desenhado a compasso e pincel.

Míni übermodel

Fotógrafos, diretores, produtores, maquiadores, cabeleireiros e toda a equipe envolvida nos trabalhos de Duda elogiam seu “profissionalismo”. Usam essa palavra frisando as aspas.

– Ela nos surpreendeu na sessão de fotos da campanha. Estava muito segura e fez poses de modelo profissional mesmo, cheia de caras e bocas. Uma graça! – elogia Mariana Dulac, gerente de marketing da Brandili, marca que fabrica a Coleção Duda Bündchen.

É uma linha de vestidos de inspiração romântica, leves, claros, com estampas florais delicadas, muitos laços, babados e borboletas, produzidos em tecidos eco-friendly. Este é um dos orgulhos da família, revela Paulo, satisfeito em associar o nome da filha a um projeto sustentável (tal qual a tia engajada, idealizadora da Fundação Água Limpa e apoiadora do projeto Florestas do Futuro).

Esta faceta do trabalho estará detalhada no site oficial dudabundchen.com.br, que entra no ar no Dia da Criança. Nele, a já extensa vidinha da modelo está toda documentada, em forma de um grande book.

– A Duda tem sobrenome de übermodel – comenta a consultora de moda Lilian Pacce.

– Ela tem um pedigree inegável – concorda Paulo.

Em agosto, o aniversário de seis anos foi comemorado em uma casa de festas decorada como um ateliê de moda. A festa ganhou três páginas na Caras. Na mesma edição, a revista dedicou uma página à aparição de Gisele no lançamento de um produto. O pai aproveitou a deixa para se divertir:

– Três páginas para a Duda e uma para a tia. Gostei da proporção…

:: Assista no vídeo abaixo imagens da infância e carreira de Duda e os bastidores de sua vida como modelo

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna