Editora lança obra baseada em peça teatral da atriz e poeta Elisa Lucinda

Com oito anos de bem-sucedida carreira no teatro, texto ganha versão literária

Capa do livro
Capa do livro Foto: Reprodução

Compartilhar

Parem de falar mal da rotina é o novo livro da escritora e atriz Elisa Lucinda, lançado pelo selo Lua de Papel. Nesta estreia na editora, com seu primeiro livro de prosa, segundo ela, um desafio, Elisa adaptou a peça que esteve em cartaz desde 2002 e levou ao teatro mais de um milhão de espectadores.

Definido pela própria autora como “um trem que não para desde que partiu”, o livro é, sobretudo, a celebração do cotidiano e a valorização das coisas simples da vida. A viagem teve início com o convite do diretor teatral Amir Haddad para que Elisa Lucinda encenasse uma peça no horário alternativo do teatro que comandava então.

Os 14 espectadores daquela longínqua primeira sessão multiplicaram-se exponencialmente, de modo que a peça tem hoje fã-clube e até mesmo comunidades em redes sociais – um sinal de popularidade incomum para um espetáculo teatral. Tornou-se habitual encontrar em todas as apresentações pessoas que voltavam várias vezes, ora com familiares, amigos, namorados ou mesmo sozinhos.

“O que chamamos de rotina que também atende pelo nome vida, todo dia nos ensina com sua incessante mutação”. A partir dessa premissa, Elisa Lucinda compartilha com os leitores suas impressões sobre os aspectos extraordinários do cotidiano, a intensidade das emoções e mesmo simples percepções do que nos circundam e preenchem nosso dia a dia.

Elisa define o argumento do livro como “uma reflexão em voz alta sobre algumas cenas do espetáculo de existir”. Reforçando essas semelhanças, a autora escolheu títulos de cinema, TV, teatro e literatura para nomear capítulos e cenas do livro. Assim, acompanhamos um drama com final feliz em “Dormindo com o inimigo”; em “Faça a coisa certa”, racismo e relações raciais entram na pauta; e “Assim caminha a humanidade” trata de amor e felicidade. Analogias divertidas e apropriadas que adornam um texto composto com bem calculadas doses de prosa e poesia.

Ficha técnica
Parem de falar mal da rotina
Autor: Elisa Lucinda
202 páginas
Preço sugerido: R$ 24,90

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna