Em meio a polêmica, artista finaliza via-sacra em que Jesus veste calça jeans

Painéis que retratam Cristo em trajes atuais serão inaugurados em janeiro em Carazinho

Parte dos painéis que contam a passagem bíblica já está pronta e exposta na Igreja Nossa Senhora da Glória
Parte dos painéis que contam a passagem bíblica já está pronta e exposta na Igreja Nossa Senhora da Glória Foto: Marcos Tatsch, Especial

Ainda dividindo opiniões entre os fiéis de Carazinho, no norte do Estado, será inaugurada em 15 de janeiro de 2011, a série de painéis que apresenta um Jesus Cristo moderno, usando jeans na via-sacra. Fixadas na Igreja Nossa Senhora da Glória, as obras retratam o filho de Deus em meio a mazelas atuais.

Nas telas, a artista Ilse Ana Piva Paim, 54 anos, conta a histórica passagem bíblica abordando temas como alcoolismo, drogas, violência e preconceito. Foram necessários seis meses para convencer a comunidade religiosa. O trabalho se iniciou em janeiro de 2009 e está quase pronto.

Em gráfico, entenda o significado da obra:

A série prevê as 14 passagens da Via-Sacra e mais uma mostrando a ressurreição de Cristo. Dez painéis estão prontos e expostos na igreja, enquanto um está guardado na Câmara de Vereadores, que irá cedê-lo para exibição. Os outros ainda estão em produção.

As peças foram feitas após a artista receber uma encomenda de fiéis que queriam homenagear a paróquia pelo seu cinquentenário, comemorado em maio de 2009. Os três primeiros quadros foram expostos em março deste ano. Além da história religiosa, as obras trazem elementos ligados ao município.

? No começo, houve certa resistência, mas depois a proposta foi melhor entendida. Afinal, de mesmice o mundo está cheio ? explica Ilse Ana.

>> Leia a reportagem completa na edição de Zero Hora desta quarta-feira

Leia mais
Comente

Hot no Donna