Engordar muito na gravidez gera filhos acima do peso, diz estudo

Pesquisa norte-americana será publicada hoje na revista científica britânica The Lancet

Mães que engordam muito durante a gravidez têm bebês mais gordos
Mães que engordam muito durante a gravidez têm bebês mais gordos Foto: Sxc, Divulgação

As mães que engordam muito durante a gravidez têm bebês mais gordos, independentemente dos fatores genéticos, destaca um estudo amplo norte-americano, que será publicado hoje no site da revista científica britânica The Lancet.

No estudo, os médicos David Ludwig (Hospital Infantil de Boston) e Janet Currie (Universidade de Columbia em Nova York) analisaram os dados de todos os nascimentos de Michigan e Nova Jersey entre 1º de janeiro de 1989 e 31 de dezembro de 2003, totalizando mais de um milhão de nascimentos de 500.000 mulheres.

Os autores do estudo analisaram várias gestações em uma mesma mulher e por isso puderam excluir a influência de fatores genéticos.Eles demonstraram a existência de “uma associação coerente” entre o sobrepeso gestacional e o peso do recém-nascido, com cada quilo a mais da mãe correspondente a 7,35 gramas do bebê.

Os recém-nascidos cujas mães engordaram mais de 24 quilos durante a gravidez pesavam ao nascer 150 gramas a mais que os das mães que só engordaram entre 8 e 10 quilos. As mulheres com mais de 24 quilos tinham o dobro de chances de dar à luz bebês de 4 quilos ou mais que as do outro grupo.

? Como o peso elevado ao nascer pressagia o futuro índice de massa corporal, estes resultados sugerem que aumentar excessivamente de peso durante a gravidez pode aumentar, a longo prazo, o risco de doenças relacionadas com a obesidade na criança ? concluíram os autores do estudo.

Leia mais
Comente

Hot no Donna