Entenda a importância de ler os rótulos dos alimentos

Porcentagem de sódio presente nos produtos pode prejudicar a saúde

Entenda o que cada item na embalagem dos alimentos quer dizer
Entenda o que cada item na embalagem dos alimentos quer dizer Foto: Arivaldo Chaves

Livrar-se do consumo exagerado de sal é uma missão árdua. A dificuldade ocorre porque o tempero não é encontrado apenas na forma clássica de pó branco, como estamos acostumados. Na verdade, o excesso de sal costuma ficar oculto em muitos outros alimentos.

– Ele está escondido até em produtos nos quais não nos damos conta, como em pães, produtos congelados e bolachas – ressalta a nutricionista Júlia Dubin.

Uma boa dica é olhar com atenção o rótulo dos produtos. Nele, é especificada a porcentagem de sódio presente no alimento em comparação com o consumo diário ideal por pessoa. Por exemplo, o rótulo de um pão pode mostrar que cada fatia tem 7% da quantia de sódio recomendada. Se você ingerir quatro fatias por dia, irá consumir quase 30% do total de sódio diário somente em pães.

Mesmo descobrindo que boa parte do sódio está camuflada nos alimentos, não se pode deixar de redobrar atenção às pitadas adicionadas à comida caseira.

– Uma boa alternativa é não salgar a comida durante o preparo, apenas temperá-la quando já está pronta, na mesa. A pessoa sente mais o gosto salgado usando menos sal – diz o cardiologista Pedro Pimentel Filho.

Outra saída é mudar de tempero. Em vez do sal, utilize pimentas naturais, orégano, salsinha e curry.

:: O verdadeiro vilão da pressão arterial é um componente que está dentro do sal: o sódio.
:: Quando ingerido em excesso, pelo consumo de sal, o sódio lesiona os rins e impede que eles eliminem o excesso de água do organismo.
:: Com mais água circulando, a quantidade de sangue no organismo fica maior do que o volume ideal.
:: Quando o volume de sangue aumenta muito, o coração precisa fazer mais força para bombeá-lo, ou seja, provoca o aumento da pressão arterial.

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