Entenda o distúrbio bipolar, que afeta a atriz Catherine Zeta-Jones

A bipolaridade, também conhecida como psicose maníaco-depressiva, causa severas mudanças de humor

Atriz, que teve inúmeros altos e baixos durante sua carreira, está internada para tratamento psiquiátrico
Atriz, que teve inúmeros altos e baixos durante sua carreira, está internada para tratamento psiquiátrico Foto: MARK J. TERRILL, AP

Aos 41 anos, a atriz Catherine Zeta-Jones iniciou um tratamento para distúrbio bipolar nesta semana. Após lidar com o estresse da batalha do marido, o também ator Michael Douglas, contra o câncer na garganta, a atriz resolveu cuidar da própria saúde.

Não foi informado quando Catherine teve a doença diagnosticada. Nas variações de humor, o distúrbio de bipolaridade pode deixar a pessoa depressiva e com uma sensação de desespero; sentindo uma alegria aguda, e manifestar excesso de actividade e perda de inibição; ou num estado misto, que reúne depressão com a inquietação e atividade excessiva em momentos de euforia.

As causas exatas são desconhecidas, mas já foi descoberto que há uma influência genética, que a doença pode estar relacionada a problemas fisiológicos no sistema do cérebro responsável por controlar o humor, e que o estresse pode desencadear essas variações. Pacientes que sofrem do distúrbio têm mais de um episódio de depressão severa, mas apenas momentos leves de euforia.

Mark Davies, da organização de ajuda a pacientes de doenças mentais Rethink, disse que a atriz mostrou coragem em revelar o distúrbio, já que ainda há um estigma de quem sofre com a doença:

? Apesar de ela poder se sentir frágil e vulnerável nessa situação, ela terá dado conforto a muitas pessoas que provavelmente estão sofrendo em silêncio e sentindo uma grande dose de medo.

Davies afirmou que a atriz deve ser submetida à administração de medicamentos e terapia de fala, cada vez mais reconhecida como eficaz em casos de doença mental grave. Estima-se que cerca de 1% da população mundial sofre de distúrbio bipolar.

Leia mais
Comente

Hot no Donna