Época de transição na escola é bom momento para repensar atitudes

Veja um passo a passo para épocas em que acontecem muitas mudanças

Começar um novo ano é um grande passo e, para isso, a família precisa se planejar com antecedência
Começar um novo ano é um grande passo e, para isso, a família precisa se planejar com antecedência Foto: Jefferson Botega

Momento de transição é sempre complicado, seja na escola, no namoro ou no trabalho. Para famílias em que os filhos estão terminando o Ensino Fundamental, o fim de um dos ciclos escolares também pode ser um desafio.

Nessa fase, as férias de verão podem parecer um período de preparação para o medo que é a “escola dos grandes”. Alguns adolescentes trocarão de colégio em 2011 e ingressarão em uma escola 10 vezes maior do que aquela onde estudavam no Ensino Fundamental. Começar um novo ano é um grande passo e, para isso, é preciso se planejar com antecedência.

O professor Julian Eliott, psicólogo educacional na Universidade Durham, na Grã-Bretanha, diz que, para muitos estudantes, o Ensino Médio é um passo para a autonomia e o processo de crescer e deixar a infância para trás, o que pode ser devastador tanto para eles quanto para os pais. Mas há coisas que você pode fazer para facilitar o processo e que ajudarão seu filho a se ajustar e a se adaptar rapidamente.

Passo a passo para os pais

:: Adaptar-se bem tem a ver com autoestima. Adolescentes com a autoestima em alta têm menos probabilidade de sofrer bullying ou de integrar gangues. É mais provável que em um círculo de amigos eles digam “não”, com confiança, a qualquer coisa com a qual não se sintam confortáveis. Então, elogie seu filho. Não se esqueça de dizer o quão bonito, gentil ou atencioso ele é.

:: Seu filho possivelmente está ansioso e temeroso de que as preocupações dele pareçam triviais. Converse com ele sobre medos e o que você pode fazer para ajudá-lo.
Lembre seu filho de ser um bom amigo, especialmente com pessoas mais quietas e tímidas. É um jeito de fazer boas amizades. Encoraje-o a convidar pessoas para visitar sua casa.

:: Mostre-se empolgado com a escola em que ele vai estudar e elogie-a, mesmo que não tenha sido sua primeira escolha. Se você tem grandes expectativas, elas serão percebidas pelo seu filho.

:: Acorde mais cedo na última semana das férias para que o horário das aulas não seja um choque.

:: Atenha-se ao uniforme. Seu filho se sentirá mais confortável desde o início.

:: Certifique-se de que ele tenha dinheiro para emergências e crédito no celular, caso o aparelho seja permitido na escola.

:: Ajude o adolescente a ter tempo, espaço e energia para estudar. Uma mãe de três filhos compartilhou uma estratégia: o estudo começa em uma hora combinada todos os dias, após a refeição, com os três estudando simultaneamente para evitar as distrações. No início, você pode olhar os cadernos diariamente e, se parecerem vazios, checar com outros pais ou com a escola.

Leia mais
Comente

Hot no Donna