Esclareça dúvidas comuns sobre gravidez e fertilidade

Consumo de ferro e cálcio deve ser reforçado na gravidez
Consumo de ferro e cálcio deve ser reforçado na gravidez Foto: Genaro Joner

Confira abaixo respostas para perguntas frequentes relacionadas a fecundação, gravidez e parto:

Durante a gravidez, a mulher pode fazer sexo em qualquer posição?

Sim, se não há contraindicação médica, como sangramento vaginal, ameaça de parto prematuro ou situações que exijam repouso, não há restrição ao sexo.

Como deve ser a alimentação durante a gravidez?

É muito importante privilegiar proteínas, substrato para formação celular do bebê, como carne, peixes, ovos, frango. O leite e seus derivados e verduras escuras são importantes por causa do cálcio, que serve para a formação de dentes e ossos. Alimente-se entre os intervalos das refeições e não fique em jejum por mais de duas horas. Beba bastante água e coma verduras e frutas. Uma alimentação saudável sem frituras e gorduras só trará benefícios.

Se a mulher tem um mioma, ela pode engravidar?

Se o mioma atinge a cavidade uterina ou se ele é grande, poderá afetar a fertilidade. Antes de decidir que ele é o responsável, todos os parâmetros da fertilidade devem ser avaliados.

Quem já passou por uma cesárea poderá ter um parto normal, se assim desejar?

Nem sempre. Existe um risco de rotura uterina. No local da cicatriz da cesariana pode haver uma fragilidade, e a parede pode acabar se rompendo. A maioria dos obstetras não gosta de correr riscos, por isso o ideal é conversar com um médico de confiança.

Descobri que tenho hipotireoidismo. Por que essa doença atrapalha a gravidez?

As alterações da tireoide podem afetar o metabolismo basal, e este pode interferir na concepção e na manutenção de uma gestação. Existem diversos outros fatores que podem afetar a capacidade de engravidar. É necessária uma avaliação do espermatozoide, do óvulo e do trajeto anatômico para se ter um diagnóstico e proceder ao tratamento necessário.

Até que idade uma mulher poder engravidar sem ter que fazer algum tratamento?

A probabilidade de engravidar começa a diminuir à medida que a idade avança. A partir dos 36 anos, as taxas de fertilidade caem gradualmente, e a partir dos 40 anos, drasticamente. Acima de 45 anos, dificilmente uma mulher poderá engravidar naturalmente. A recomendação dos médicos é que a mulher deve tentar realizar o seu sonho até os 35 anos.

Os exercícios físicos do primeiro trimestre devem ser mais leves que os do segundo e terceiro trimestres da gestação?

Caso a gravidez não tenha nenhuma intercorrência e a mulher já possua o hábito do exercício, não há contraindicação ao exercício. Porém, ele deve ser mais moderado. Quem costumava correr deve optar por caminhadas, por exemplo. A grávida tende a ter hipotensão (pressão baixa) e hipoglicemia, aumentando a probabilidade de tonturas e até mesmo desmaios. Estes são mais frequentes no primeiro e no terceiro trimestres, e por isso ela deve ter mais cuidado.

Grávidas podem tingir os fios, fazer tratamentos capilares com produtos à base de tioglicolato de amônio, escova marroquina ou reflexos?

Não. Mesmo se o produto é recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ele não deve ser usado por gestantes. Nenhum produto que contenha metal pesado, como a tintura, deve ser aplicado nos fios, mesmo que sejam apenas reflexos. Os metais pesados podem prejudicar o feto, que fica mais sujeito a má formação.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna