Escritora defende que mulheres devem ter autoconfiança para serem felizes no amor

Americana Sherry Argov é autora do livro "Por que os homens se casam com as mulheres poderosas?"

O glúten é uma proteína encontrada em cultivos de ampla distribuição como trigo, aveia, centeio, cevada, além de estar no malte de cereais
O glúten é uma proteína encontrada em cultivos de ampla distribuição como trigo, aveia, centeio, cevada, além de estar no malte de cereais Foto: Tatiana Cavagnolli

Ela carrega, com orgulho, um enorme anel de noivado de diamante na mão esquerda. Além de símbolo de um compromisso, o objeto é a prova de que os métodos da escritora americana Sherry Argov funcionam. Para a autora de livros de autoajuda, traduzida para 20 línguas e com milhões de cópias vendidas no mundo todo, só existe uma forma de conquistar um homem: confiança. Nas obras Por que os homens amam as mulheres poderosas? e Por que os homens se casam com as mulheres poderosas? (Ed. BestSeller), este recém-lançado no Brasil, Sherry oferece um guia para as mulheres virarem o jogo e permanecerem no comando da relação.

Também apresentadora de um programa de rádio e comediante, a autora resolveu, um dia, juntar todos os conselhos que havia dado durante anos às amigas e às ouvintes em um livro, publicado em 2002. A publicação foi um sucesso, logo tornando-se best-seller. Para fazer um romance dar certo, a primeira lição da autora é deixar de esperar pelo príncipe encantado. Com uma boa dose de confiança nelas mesmas, as mulheres se tornarão atraentes o suficiente para que os homens queiram se casar com elas ? até mesmo aqueles que juram que nunca vão se casar.

? Escrevi esses livros para ajudar as mulheres a entender o que os homens sabem e quais os segredos que eles escondem de nós ? diz a escritora.

Sherry conta que aplicou tudo o que sabia na vida pessoal e conquistou um noivo. Ela admite que não tem pressa para subir ao altar, mas uma coisa está garantida: quando chegar o dia, seu homem estará lá. Entre todas as dicas que compartilha com suas leitoras, a principal é bem clara: nada de apostar todas as fichas no relacionamento.

? Não coloque toda a sua felicidade nele. Os homens continuam atraídos por mulheres que continuam a crescer, que mantêm sua independência, vão atrás de seus sonhos e têm outros interesses além de sua relação ? sentencia.

“Meu objetivo é ajudar as mulheres a ignorar o que a mídia diz sobre ser linda e sexy para conquistar um homem e, ao contrário disso, focar todas as atenções no autorrespeito.”

“Eu ensino as mulheres a serem femininas e amáveis, mas terem pulso firme. Ser gentil com os outros, mas também demandar o mesmo respeito de volta. Isso é ser poderosa.”

“Homens não correm de compromissos, eles fogem é da armadilha. Se uma mulher quer ele com muita intensidade e muito cedo, ele vai, instintivamente, ficar em alerta.”

:: Entrevista

O que a senhora acha que as mulheres precisam saber sobre os homens?
Homens estão em contato com as próprias emoções e a atração deles é baseada no respeito que eles têm por você. Meu objetivo é ajudar as mulheres a ignorar o que a mídia diz sobre ser linda e sexy para conquistar um homem e, ao contrário disso, focar todas as atenções no autorrespeito. Eu também desejo que as mulheres possam se autoafirmar, dizerem “não” quando algo não parece certo e não se sentirem mal por causa disso.

Como a senhora definiria uma mulher poderosa?
Nos Estados Unidos, nós usamos de forma engraçada a palavra bitch (nas versões em inglês, as “mulheres poderosas” dos livros de Sherry são chamadas de bitches, termo que não tem tradução literal em português e pode significar “vacas” ou “cadelas”). De fato, é assim que as mulheres são chamadas quando elas se defendem, e eu acho que os meus livros tiraram um pouco a malícia dessa palavra. Eu ensino as mulheres a serem femininas e amáveis, mas terem pulso firme. Ser gentil com os outros, mas também demandar o mesmo respeito de volta. Isso é ser poderosa. Você não está neste mundo para servir aos outros. Pode ser um mundo dos homens, como costumam dizer, mas você não tem de se submeter a um tirano mole.

Quando o assunto é relacionamento, quais atitudes a mulher deve evitar?
Ela não deve pensar no cara o tempo todo. O problema começa na mente. Se ela não pensar nele obsessivamente, o tempo todo, a energia atrás de qualquer outra atitude que ela tiver vai ser mais relaxada e menos intensa. Ela deve tratar ele como um pessoa boa, cuja companhia é agradável, e igual a qualquer um. Ela não deve tratar o cara como se ele fosse o seu grande salvador, chefe, superior ou a pessoa que vai fazer ela viver a vida de “princesa”.

No livro, a senhora diz que “ser muito boazinha não vai fazer um homem gostar mais de você”. Como as mulheres podem ser poderosas sem ser más?
Para começar, dizendo o que você quer ou gosta, sem levantar a voz ou ficar se repetindo. A mulher deve saber que ele também quer agradá-la e não é apenas uma questão de conseguir uma aprovação dela. Nada de ameaçá-lo, dizendo que você é melhor que ele. Seja atenciosa e reconheça quando ele fez alguma coisa boa. Além disso, saiba deixar o lugar ou a casa calmamente quando ele é desrespeitoso ou não a trata como você gostaria de ser tratada.

Por que tantas mulheres são inseguras? E como elas podem começar a ter mais confiança?
Elas são ensinadas nos livros de Cinderela, na televisão, nas revistas e nos filmes sobre como agir. E a mensagem que elas absorvem é que, se elas forem lindas e servirem aos homens sexualmente, eles vão se apaixonar e tratá-las como princesas. É loucura! A única forma de uma mulher ter autoconfiança é lutar para encontrar seu lugar no mundo. Se ela tem segurança, ela vai atrás do homem que a respeita e sente atração por ela. Nenhum relacionamento dura sem respeito. E os homens não respeitam as mulheres que têm apenas uma faceta. Se eles o fizessem, casariam com uma fotografia perfeita.

Qualquer mulher, com uma boa estratégia, pode ter o homem que quiser ou existem alguns homens de quem não vale a pena ir atrás?
Eu não vejo como estratégia, mas como aprender uma forma de se respeitar mais. Bons homens têm atração por mulheres que dizem muito mais com suas atitudes do que com palavras. Elas precisam pensar: “Eu gosto de mim mesma e, se você quer continuar comigo, tem que me tratar muito bem”. Tendo dito isso, eu acredito que não tenha comportamento suficiente que possa tornar um homem egoísta e cruel em uma pessoa boa. Você pode pegar um gambá, colocar perfume nele, que ele nunca vai se transformar em um animal de estimação.

Como fazer com que o homem queira assumir um compromisso mais sério?
Não ligando muito para o compromisso. Homens não correm de compromissos, eles fogem é da armadilha. Se uma mulher quer ele com muita intensidade e muito cedo, ele vai, instintivamente, ficar em alerta e tomar cuidado para não cair em uma cilada. Mas se ela ficar mais relaxada, for divertida e se ele puder colocar todo seu foco nela, o relacionamento vai crescer. Então, o compromisso vai ser ideia dele, porque ele não vai querer dividi-la com outro homem.

Como a senhora aplica os seus conhecimentos na sua vida? Já teve problemas com relacionamentos?
Eu estou noiva e meu noivo quer muito casar. Eu não tenho muita pressa. Eu cometi todos os erros que as mulheres cometem quando tinha 20 e poucos anos. Mas aprendi rápido com eles.

Por último, quando as mulheres estão casadas ou em relacionamentos longos, como deixar os homens ainda apaixonados?
Os homens continuam atraídos por mulheres que continuam a crescer, que mantêm sua independência, vão atrás de seus sonhos e têm outros interesses além de sua relação. Ele vai se manter estimulado se competir um pouco pelo seu tempo e sua atenção. A chave de sucesso é não ser muito previsível, quando você está sempre lá, sempre fazendo as mesmas coisas e sempre querendo mais dele, não funciona. É sempre melhor deixar ele querendo mais de você. É como a sua refeição favorita. Se você come três vezes por semana, é deliciosa. Mas se você comer no café da manhã, no almoço e no jantar, é natural ficar enjoada. Então, para as minhas leitoras casadas, os mesmos princípios podem ser aplicados. Nem sempre diga o que você está pensando. Nem sempre esteja na cama esperando por ele. De vez em quando, fique na rua algumas horas a mais. Não coloque toda a sua felicidade nele. Venha para casa feliz e contente e deixe ele ficar questionando o motivo da sua felicidade. É sempre mais excitante quando há mistério, suspense e um pouco de desejo.

Trecho

“Para o homem, uma mulher carente significa prisão, porque ela não o ama por quem ele é. A verdade é que os homens não têm fobia de compromisso; eles desejam o amor e o casamento tanto quanto as mulheres. Para que um homem queira se casar, tem de pensar: ‘Caramba, seria maravilhoso estar casado com ela.’ E isso não ocorre quando a mulher segue os conselhos tradicionais e fica insistindo no mesmo ponto: ‘Preciso saber aonde isso vai chegar. Não quero ficar perdendo tempo.’ Essas são coisas que as mulheres dizem de maneira automática. Ela pode achar que assim está economizando tempo, mas não percebe que, com isso, só faz com que ele desista da ideia. Quando a mulher age como se o parceiro ‘devesse’ a ela o relacionamento, o noivado ou o casamento, faz com que ele saia correndo em direção contrária Quando você parecer diferente, no sentido de que não parte para cima dos homens com um plano pronto para chegar ao casamento, então receberá mais propostas do que é capaz de assimilar.”

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna