Escritos por homens, blogs de beleza masculina bombam na internet

Conheça os endereços da web onde rapazes dão dicas de make up e cremes

Thiago Botelho, do Maquiagem Masculina, em foto feita durante gravação de vídeo sobre pó e base para peles de homens
Thiago Botelho, do Maquiagem Masculina, em foto feita durante gravação de vídeo sobre pó e base para peles de homens Foto: Arquivo Pessoal

Vaidade é coisa só de mulher? Os homens de hoje em dia provam que não. Ainda tímido, mas crescendo rapidamente, o nicho de blogs de beleza voltados ao público masculino começa a chamar a atenção.

Enquanto na Europa e nos Estados Unidos é mais comum encontrar sites e blogs dedicados ao assunto, aqui no Brasil as apostas no segmento estão aumentando. O país é, hoje, o segundo maior mercado de cuidados pessoais masculinos do mundo.

Segundo dados da consultoria Euromonitor International, só em 2010 os brasileiros devem gastar US$ 2,69 bilhões em produtos específicos (o que representa um aumento de 17% em relação a 2009).

É claro que em comparação com os gastos das mulheres no segmento ainda é pouco – conforme informações da consultoria Sophia Mind, as brasileiras investiram R$ 17,3 bilhões em 2009 no ramo de cosméticos.

:: Leia também – Blogs femininos fazem sucesso na web

A preocupação com a aparência é notada também em consultórios médicos: levantamento divulgado pelos Laboratórios Vichy, da L’Oréal, feito com 600 dermatologistas da América Latina, revela que 30% dos pacientes são homens.

Essa procura toda por beleza é o que impulsiona os donos de blogs nacionais especificamente dedicados ao assunto. Donna ZH lista os principais:

Cabelo Tratado
Cosméticos Masculinos
Homem Moderno
Maquiagem Masculina
Vaidoso Sim

Se antes desodorantes e cremes de barbear eram os únicos itens que entravam na lista de produtos adquiridos pelos homens, aos poucos os internautas começam a prestar atenção em dermocosméticos, produtos antienvelhecimento, loções e pós diversos para melhorar o look. Nestes blogs há dicas de como usar corretivos, corrigir sobrancelhas, aplicar cremes em cabelos ou dar uma cor à pele pálida no inverno, por exemplo.

– Amo maquiagem e falo sobre o assunto diariamente – conta Thiago Botelho, 27 anos, ex-modelo e autor do blog Maquiagem Masculina. – Gosto muito de falar sobre as novidades que aparecem. Também sou um apaixonado por moda.

O blogueiro conta que leva o assunto a sério, porém com humor. Aproveita que agora os tratamentos masculinos estão ganhando mais visibilidade na mídia e comemora o crescente interesse por parte do público.

– O assunto maquiagem feminina já é explorado há muito tempo. Agora sobre os assuntos masculinos criou-se um “clube do bolinha”, falando de homem para homem.

O blog tem a dedicação integral de Thiago, que chega a ficar semanas a fio testando algum produto antes de postar sua avaliação.

– Mesmo quando é simples visualmente deve ser uma opinião bem séria. O que mais dá repercussão são testes de base/pó, corretivos com tecnologia HD e em vídeos o passo-a-passo de dicas de como realçar o olhar, por exemplo. São os mais vistos e também pedidos.

Já o assunto preferido de Fábio Fernandes, publicitário de 28 anos (e “cara de 23”, como ele mesmo diz) são perfumes. Mesmo sendo um tópico difícil de descrever, o blogueiro do Cosméticos Masculinos curte tentar explicar ao leitor a sensação que cada um traz. A principal diferença, na opinião de Fábio, entre as abordagens femininas e masculinas sobre determinados produtos está na forma de expressão.

– Em geral os assuntos de vaidade para homens são mais comedidos, sem tanta exposição, e a linguagem é mais direta.

O blog ainda é um hobby que consome cerca de uma hora por dia e um planejamento semanal de posts, que inclui resenhas de produtos, pesquisa de preços e lançamentos da área.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna