Espaços de lazer funcional são tendência na arquitetura

Terraço gourmet e lareira estão entre as opções mais procuradas pelos brasileiros para equipar os apartamentos

Renata Marques acha que não adianta o espaço ser esteticamente bonito se não for funcional
Renata Marques acha que não adianta o espaço ser esteticamente bonito se não for funcional Foto: Divulgação, Ralcoh

Com uma rotina de trabalho cada vez mais atribulada e sem tempo para relaxar e curtir os momentos entre familiares e amigos, a população tem valorizado, cada vez mais, os espaços para convivência na hora de adquirir um imóvel. A primeira febre entre os empreendimentos urbanos foram as salas de ginástica, churrasqueiras, e piscinas entre outras áreas de convivência coletivas.

Em busca de mais privacidade, os moradores têm valorizado os itens de lazer instalados dentro dos apartamentos e residências. Logo, essa preocupação se reflete nas plantas das casas e apartamentos que estão sendo lançados. Terraços gourmet, com forno à lenha, churrasqueira e lareira estão entre as opções preferidas para os que priorizam os momentos de diversão com praticidade.

A arquiteta Renata Marques, que trabalha com gerenciamento de projetos e na área de desenho e desenvolvimento, explica que, dentre os itens disponíveis, os mais populares são, sem dúvida, as churrasqueiras. “Graças a elas, os espaços e varandas gourmet têm ganhado cada vez mais destaque nos projetos”, afirma.

Mas como escolher aqueles que melhor se adaptam ao seu estilo de vida e às características do seu imóvel? Renata explica que, dependendo das características dos empreendimentos, as churrasqueiras podem ser concebidas em tijolos, pré-moldadas, em concreto ou inox, com a possibilidade de instalação de um modelo a gás, em construções que não possuam duto para dissipar a fumaça. “Uma saída para imóveis que não contemplem a churrasqueira entre as opções de lazer é a instalação de uma versão elétrica portátil na sacada; o único inconveniente desta opção é a fumaça, que, na ausência do duto, pode incomodar os vizinhos”, finaliza.

Outra atração a parte são os fornos e fogões à lenha. Antes, exclusividade das casas, eles ganharam os apartamentos para compor, ao lado das churrasqueiras, os espaços de convivência. “Geralmente, eles costumam ser instalados no mesmo duto das churrasqueiras, e são construídos de alvenaria, apesar de existir a opção de instalação de um forno a lenha pré-fabricado, ou até mesmo de um módulo solto portátil”, exemplifica a arquiteta.

Imprescindível, em qualquer varanda ou terraço gourmet, a cozinha de apoio tem um papel fundamental para a adequação do ambiente. É aí que entra a funcionalidade: para um bom aproveitamento do espaço, é importante que os itens estejam dispostos de forma prática, facilitando a circulação durante a preparação dos alimentos, e que a área tenha uma infraestrutura adequada. Ou seja, bancada de apoio com pia, pontos hidráulicos e elétricos.

? Não adianta o espaço ser esteticamente bonito se não for funcional. Agradar aos olhos e não ter de utilidade ? tem que ser adequado para a realidade dos moradores, diz a especialista.

Segundo ela, a lareira, mais procurada durante o inverno, é outro um item interessante para a composição das áreas internas de convivência. Pode ser em alvenaria ou em aço e com funcionamento a gás, à lenha ou elétrico. Para a instalação dos modelos a gás ou à lenha, é fundamental a presença dos dutos para dissipar a fumaça produzida, enquanto a versão elétrica dispensa o pré-requisito. A decoração adequada do espaço também ajuda a compor o clima mais intimista e acolhedor que o ambiente de lareira pede.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna