Especialista alerta para problemas ligados ao sono e dá dicas para dormir bem

A privação e as doenças ligadas ao sono, como insônia e a apneia obstrutiva do sono, podem afetar a saúde física e mental e comprometer a qualidade de vida

Uma boa noite de sono é indispensável para garantir a saúde
Uma boa noite de sono é indispensável para garantir a saúde Foto: Stock Photos, Divulgação

Uma boa noite de sono é indispensável para nossa saúde. Atualmente as pessoas dormem cada vez menos, mas é preciso estar atento porque a privação e as doenças ligadas ao sono podem afetar a saúde física e mental e comprometer a qualidade de vida. Diante deste cenário ? e para lembrar o Dia Mundial do Sono, que acontece nesta segunda-feira ? o médico Pedro Genta, pneumologista do Centro de Medicina do Sono do Hospital do Coração (HCor), alerta sobre a importância do sono de boa qualidade e para o diagnóstico de seus distúrbios mais comuns.

Acordar cansado, ronco alto, pausas respiratórias durante o sono, sonolência durante o dia são os sintomas da apneia obstrutiva do sono.

? Além de afetar a qualidade de vida do paciente e do parceiro, a apneia do sono pode provocar e agravar doenças cardíacas ? afirma o Genta.

Em função disso, o médico diz que os pacientes com históricos cardíacos devem se preocupar ainda mais com a qualidade do sono e procurar um especialista.

A insônia é caracterizada por dificuldade para começar a dormir ou manter o sono, associada a sintomas no dia seguinte como cansaço, irritabilidade e dificuldade de concentração. A insônia acomete 25% da população adulta mundial, principalmente as mulheres.

Diversas atitudes podem agravar e perpetuar a insônia como o consumo de café, chá preto ou bebida alcoólica à noite. Trabalhar, alimentar-se ou ver televisão na cama também podem prejudicar o sono. Por outro lado, ter horários de dormir regulares, manter o quarto limpo, fresco, sem luz e fresco são importantes para evitar a insônia.

? Orientações referentes ao sono, como higiene e mudanças de comportamento e suas conseqüências, fazem parte do tratamento. No entanto, medicamentos podem ser necessários ? explica o especialista.

Confira dicas para ter uma boa noite de sono

:: Tenha horários para dormir e acordar regulares. A duração do sono deve ser suficiente para você descansar, mas fique atento: dormir demais pode representar um problema, assim como dormir de menos;

:: Tente relaxar e esqueça dos problemas antes de ir para a cama;

:: Tire do quarto o que possa desviar sua atenção. Portanto, nada de televisão, rádio ou relógio;

:: Tomar banho morno antes de dormir pode ajudar a relaxar;

:: A leitura ajuda a ficar com sono, mas evite que os temas fixem demais sua atenção;

:: Deite de lado, porque este posição facilita a respiração e diminui o ronco;

::  O ideal é fazer atividades físicas pela manhã ou à tarde, até as 18h;

:: Quem trabalha durante a madrugada tem que repor o sono no dia seguinte;

:: O sono necessita de continuidade, passando por todas as fases importantes;

:: Excesso de alimentação pode dificultar o sono;

:: Consumo de cigarro, café e bebidas alcoólicas deve ser feito até seis horas antes de dormir.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna