Especialista ensina a dieta ideal para garantir toda a energia para o Carnaval

Alimentação deve privilegiar os alimentos integrais, para ajudar na desintoxicação

Sucos e frutas ajudam a hidratar o corpo e repôr as energias
Sucos e frutas ajudam a hidratar o corpo e repôr as energias Foto: Washington Fidelis

Não há dúvidas de que cuidar da alimentação é sempre importante. Mais ainda quando se trata de carnaval, uma das festividades mais esperadas pelos brasileiros. Para acompanhar o ritmo frenético desta época, é necessário cuidar do corpo por dentro e por fora.

? A alimentação deve privilegiar os alimentos integrais, para ajudar na desintoxicação tais como arroz integral, feijão azuki, hamburguer de tofu/quinua grelhado, pratos com almôndega de soja, quibe com tofu, quiche de legumes e as leguminosas (lentilhas, ervilha, grão de bico, soja) ? orienta a nutricionista Flávia Morais, da Rede Mundo Verde.

Para fartar a mesa antes ou depois da festa, prefira alimentos fontes de carboidratos, como pães, massas com molhos leves, batata, arroz, cereais integrais. Eles são responsáveis pela formação de energia, que facilmente serão disponíveis para o gasto energético da folia. Os cereais integrais são fonte de vitaminas do complexo B e fibras, que ajudam a diminuir a taxa de colesterol do sangue e melhora o funcionamento intestinal, além de causar a sensação de saciedade, sendo um coadjuvante na perda de peso.

Evitar alimentos gordurosos, como carnes gordas, frituras, salgadinhos e doces, é muito importante, pois além de muito calóricos, têm digestão lenta e difícil. O ideal é trocar por frutas que têm digestão fácil e são ricas em vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes.

Outra opção é salada, abusar de verduras e legumes, principalmente crus. Este tipo de alimento fornece nutrientes importantes e ajudam na reposição de água e sais minerais perdidos pela transpiração.

Além de se alimentar bem, para suportar o desgaste físico, o folião não deve esquecer-se de beber bastante líquido, principalmente pelo fato do feriado coincidir com o verão.

? Água de coco e sucos de frutas naturais bem gelados são opções para refrescar e repor os principais sais minerais perdidos. As bebidas alcoólicas devem ser evitadas, já que além de calóricas, facilitam a diurese”, esclarece Flávia, que alerta. “O álcool em excesso provoca resseca, sede, dor de cabeça e náuseas, além de outras conseqüências mais sérias, acarretando prejuízos de estômago, fígado, hipertensão arterial, etc. O álcool também provoca efeito diurético, que pode se agravar com o aumento da sudorese ? alerta a nutricionista.

Uma opção é aderir sucos naturais como os de clorofila, que além de hidratar e fornecer vitaminas e minerais, ajuda a desintoxicar o organismo. Outro aliado é o chá verde, seus polifenois ativam o sistema imunológico, e a presença de manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2 ajudam a prevenir doenças cardíacas e circulatórias. O consumo diário desse chá ajuda a diminuir as taxas do LDL (colesterol que faz mal à saúde). O suco de uva orgânico com polpa de clorofila além de antioxidantes repõe minerais, vitaminas e aminoácidos necessários para combater o desgaste físico.

Não se deve esquecer que é importante realizar de cinco a seis refeições ao dia, evitando permanecer mais de três horas sem se alimentar.

? Qualquer atividade física feita em jejum ou com uma alimentação insuficiente pode causar danos à sua saúde ? sinaliza Flávia.

Com os cuidados alimentares pré-festa, o corpo necessitará de descanso para o dia seguinte e a nutricionista dá a dica.

? Ao chegar em casa, os pés também requerem cuidados especiais. Um escalda-pés de argila com sal grosso e ervas pode aliviar o inchaço e ajudar a relaxar

Leia mais
Comente

Hot no Donna