Especialista esclarece mitos e verdades sobre o emagrecimento

Moderadores de apetite funcionam? Alguns alimentos têm gordura zero? Descubra!

A alimentação deve ser saudável e equilibrada na hora de buscar o peso ideal
A alimentação deve ser saudável e equilibrada na hora de buscar o peso ideal Foto: Stock Photos, Divulgação

Você já tentou de tudo para emagrecer e não conseguiu? Está cansada de fazer inúmeras tentativas para perder peso em pouco tempo, sem obter resultado? Muitas dietas e procedimentos prometem milagres, mas a coisa não funciona bem assim.

Segundo a dermatologista Miriam Sabino, é preciso desconfiar de qualquer dieta que restrinja os principais grupos de alimentos a longo prazo. A alimentação deve ser saudável e equilibrada. Ao seguir uma dieta de poucas calorias com um bom equilíbrio entre carboidratos, proteínas e gorduras, lembra a especialista, é possível perder peso sem prejudicar o organismo, tendo, assim, uma menor probabilidade de recuperar o peso perdido.

Confira as dicas da médica sobre o que é mito e o que é verdade na luta do emagrecimento.

:: Moderadores de apetite funcionam?
Verdade, eles ajudam a emagrecer. Mas esse tipo de medicamento precisa ser receitado por um médico competente e jamais deve ser tomado por iniciativa própria. Muitos remédios usados para diminuir o apetite não são anfetaminas, e sim substâncias que compartilham com a anfetamina apenas o radical fenetilamina, responsável pelo efeito anorético. Nem todo mundo pode usar moderador de apetite: pacientes com ansiedade, depressão, hipertensão e doenças cardíacas, por exemplo, não devem usar.

:: Alguns alimentos têm gordura zero?
Mito. Todos os alimentos têm gordura, mesmo um peito de frango grelhado tem gordura. Portanto, para perder peso elimine frituras definitivamente da sua dieta e use apenas azeite de oliva ou óleo de canola e girassol, em pequenas quantidades.

:: Café Emagrece?
Mito. A cafeína tem efeito termogênico (aumenta o metabolismo), mas esse efeito é muito discreto. Pode ser obtido na dose de até quatro xícaras pequenas de café por dia, somente se a bebida for consumida sem açúcar. Em contrapartida, o excesso de cafeína pode causar ansiedade, que pode levar a comer mais.

:: Comer a noite engorda?
Mito. Não engorda.  A noite o metabolismo é mais lento, por isso a possibilidade de engordar é maior, mas não importa que hora do dia você come, é o quanto você come durante todo o dia que faz ganhar ou perder peso.

:: Água quente em jejum queima gordura?
Mito. Queimar gordura e eliminar peso depende da quantidade de alimentos ingeridos e o número de calorias eliminadas. Alguns poucos alimentos aceleram o metabolismo, como a cafeína. Beber água quente em jejum, chá quente depois das refeições não elimina nenhum grama de gordura que você ingerir ou a que você tem em seu corpo. O ideal é eliminar a ingestão ou diminuir ao máximo a quantidade de gordura ingerida e praticar exercícios aeróbicos.

:: Sopas realmente ajudam a emagrecer?
Mito. O uso de sopas em dietas tem um lado positivo e um negativo. Geralmente as sopas são feitas com verduras e legumes, pouco calóricos, que substituem refeições calóricas. Por outro lado, quando não mastigamos, nossa sensação de saciedade é menor e há o risco de não resistir à fome e comer alimentos que engordam. Além disso, há uma tendência ao uso de sopas industrializadas, que podem ser menos nutritivas e ter muitas calorias. Sopas devem ser consumidas ocasionalmente.

:: É verdade que para emagrecer é preciso comer em pequenas quantidades ao longo do dia?
Verdade. Seu corpo precisa de uma certa quantidade de calorias e nutrientes todos os dias para funcionar bem. Se você pular refeições durante o dia, estará mais propenso a compensar nas outras refeições. Uma forma saudável de perder peso é comer pequenas quantidades de comida divididas em cinco refeições, que devem incluir uma variedade de alimentos nutritivos e com pouca gordura.

:: Dietas da moda são ótimas para perder peso?
Mito. Dietas da moda não são a melhor forma de perder peso. Essas dietas geralmente limitam seriamente ou proíbem alguns tipos de alimentos.

Leia mais
Comente

Hot no Donna