Especialista orienta as mulheres acima do peso no período da menopausa

Brasileiras sofrem com os sintomas a partir dos 48 anos, em média

Países como Itália (foto), França e Espanha fazem parte do roteiro gastronômico há anos
Países como Itália (foto), França e Espanha fazem parte do roteiro gastronômico há anos Foto: STOCK.XCHNG

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Pesquisa inédita feita pelo Hospital das Clínicas afirmou que as brasileiras na fase da menopausa estão acima do peso. O hospital avaliou 6 mil mulheres com mais de 40 anos ao longo de mais de uma década, mais da metade das mulheres têm excesso de peso e dois terços delas têm sintomas vasomotores, como as famosas ondas de calor. Os resultados mostram que as brasileiras entram na menopausa, em média aos 48 anos, o que reforça dados de pesquisas anteriores.

A menopausa é caracterizada pela ausência de menstruação por um período de 12 meses consecutivos, ocorre geralmente por volta dos 50 anos, e as conseqüências a longo prazo, da deficiência de estrogênio que propiciam sintomas desagradáveis e sérias doenças. Nesta fase há um declínio dos níveis do hormônio estrógeno estradiol, responsável pelos sintomas da menopausa. A reeducação alimentar pode aliviar os sintomas e controlar o ganho de peso nesse período.

Segundo a nutricionista Flávia Morais, da Rede Mundo Verde, a diminuição na produção do  hormônio chamado estrogênio causa alterações no corpo da mulher como o aumento do peso, variações de humor e diminuição da libido. De acordo com a especialista mais do que alimentos existem algumas regras a serem seguidas a fim de evitar o ganho de peso.

De acordo com a especialista a inclusão de alimentos fontes de vitaminas, principalmente a vitamina E, ajuda a diminuir as ondas de calor comuns da menopausa. O consumo regular de óleos insaturados, principalmente o óleo de linhaça rica em ácidos graxos Omega 3, fibras, minerais e vitaminas ajuda a diminuir a secura vaginal, que auxilia no bom funcionamento do intestino e tem ação antiflamatória e lubrificante de mucosa. 

A inclusão no cardápio de alimentos como a soja, fonte de isoflavonas que imitam a ação do hormônio estrógeno também ajuda a aliviar os sintomas da menopausa. E a ingestão de alimentos crus, como frutas e verduras diminuem a acidez do sangue, o que é importante para a prevenção de osteoporose.

De acordo com a pesquisa, ondas de calor, palpitações e melancolias tem mais chance de aparecer em mulheres que entram na menopausa mais cedo, enquanto o aumento do peso nesse período eleva o risco de sintomas como calores e dores nas articulações e nos músculos.

? Com a diminuição dos níveis de estrógeno diminui a energia, disposição e tônus muscular. Para amenizar esses sintomas devem-se priorizar alimentos frescos ricos em nutrientes como frutas, verduras, legumes e brotos. As oleaginosas, nozes, castanhas, amêndoas, sementes de gergelim, girassol e os óleos vegetais são boas fontes de vitaminas E, que ajudam a diminuir as ondas de calor ? afirma Flávia.

Segundo a nutricionista da Rede Mundo Verde,  alimentos ricos em gorduras saturadas, alimentos refinados e muito industrializados devem ser evitados pelas mulheres  principalmente na fase de menopausa. O excesso de açúcar também é prejudicial, que  podem piorar as alterações de humor. As dietas ricas em proteínas e sal acidificam o sangue e aumentam a perda de cálcio, o que contribui para a osteoporose. A cafeína e o álcool também podem piorar os sintomas de menopausa e por isso devem ser evitados.

Dicas a serem seguidas para evitar o ganho de peso

::  Não fique longos períodos sem se alimentar. Aumente o fracionamento da dieta incluindo lanches entre as principais refeições. Assim, estimulará seu metabolismo, aumentando o gasto energético, além de fornecer nutrientes para o corpo ao longo do dia.

:: Na hora de escolher os alimentos, privilegie os legumes, as verduras e as frutas. Além de serem ótimas fontes de vitaminas, minerais, fibras e água, possuem baixo valor calórico.

:: Nas refeições principais, abuse de saladas de folhas verdes e legumes, preferencialmente crus. Mas tome cuidado com os temperos: evite maionese, molhos prontos e sal. Prefira temperá-las com azeite de oliva extra virgem, vinagre, molhos à base de mostarda e use condimentos naturais, frescos ou secos, como cebola, alho, orégano, salsa, cebolinha.

:: Os cereais integrais também não podem ficar fora do cardápio. No café da manhã troque o pão branco pelo integral. No almoço e jantar, incremente as saladas com quinua ou amaranto. Os alimentos integrais têm mais fibras, e por isso textura mais firme. Exigem mais mastigação e tem a digestão mais difícil, por isso gastam mais calorias durante o processo de digestão e auxiliam no emagrecimento.

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