Especialistas acreditam que jogos violentos podem ajudar crianças

Pesquisa leva polêmica a pais e a profissionais que combatiam os jogos

Ingestão de água ajuda a perder peso
Ingestão de água ajuda a perder peso Foto: Mário Brasil

Ao contrário do que muitos pais imaginam e do que vários especialistas em educação dizem, os jogos de violência podem trazer benefícios para crianças. A afirmação polêmica vem de um estudo da Universidade Texas A&M International, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores acreditam que os jogos estimulam o desenvolvimento das capacidades visuais e espaciais, além de melhorar a habilidade de contato social. E uma possível influência negativa ocorreria apenas em casos em que a criança já tem uma predisposição à agressividade ou violência, construída ao longo da vida.

No estudo, foram observados que os os traços de personalidade podem ajudar a indicar como as crianças serão afetadas por jogos violentos. E, embora eles tenham um efeito negativo em jovens com traços de personalidade agressiva e neurótica, para a maioria das crianças, esses jogos podem ajudar no desenvolvimento de algumas habilidades cognitivas e sociais, além de ajudar as crianças a lidar com dores, emoções e sentimentos.

Outro ponto positivo é que esses jogos poderiam ser utilizados como uma ferramenta complementar à psicoterapia no tratamento de algumas doenças.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna