Especialistas mostram como é possível reeducar o estômago sem deixar de comer o que é bom

Durante o processo, aprende-se que consumir chocolate e vinho é saudável, mas sem exagero

Livro ensina a comer "de tudo" com moderação
Livro ensina a comer "de tudo" com moderação Foto: Ricardo Wolffenbüttel

Para muitos, conseguir fazer as pazes com a balança parece uma missão impossível. O caminho para chegar lá, no entanto, é conhecido. Frutas, verduras e legumes ajudam a ter uma vida cheia de saúde e muito açúcar e gordura saturada é pecado puro. Porém ter uma alimentação saudável em meio a tantas tentações do dia a dia é difícil e pode causar muita ansiedade. A reeducação alimentar, muitas vezes temida por aqueles que estão acima do peso, é um processo diário e sem fim. Mas mudar seus hábitos e encontrar na dieta quilos de felicidade, segundo os especialistas, é completamente possível.

No livro Coma e seja feliz (Ed. Thomas Nelson Brasil), a nutricionista americana Elizabeth Somer afirma que é tudo uma questão de estilo de vida.

– Se seu objetivo é ser o mais feliz, saudável e magro possível, não há soluções rápidas para cumprir esse objetivo. Não há um único alimento ou um único hábito que seja a cura para todas as doenças. Ao contrário, trata-se de um processo contínuo de melhorar a si mesmo. Um processo que dura toda uma vida – aconselha a especialista.
Para a nutricionista americana, alguns hábitos considerados inimigos da saúde podem ser boas companhias, como o chocolate, o chá e o vinho. Os três trazem benefícios para o organismo, mas nesse caso, a moderação é regra.

– Permitir-se pequenas quantidades de vícios saudáveis pode fazer com que você se mantenha no rumo certo da dieta, melhorando o humor ao mesmo tempo em que perde peso – sugere Elizabeth no livro.

Radicalismo é palavra proibida para quem quer fazer uma reeducação alimentar. A dieta precisa ser reformulada aos poucos.

– Quando um pessoa resolve mudar a alimentação, comete diversos erros, quer tirar muitos alimentos de uma vez só e isso atrapalha. É preciso trabalhar com prioridades e inserir informações sobre quais são os benefícios daqueles alimentos do cardápio. Conforme o plano vai evoluindo, os novos hábitos vão sendo inseridos. É preciso ter contato várias vezes com aquele alimento para que ele se torne hábito. Quando a pessoa tem conhecimento do que está comendo, ela faz a escolha certa – explica Joana Lucyk, nutricionista da Clínica Saúde Ativa.

Para Adriana Eloi Veras, 38 anos, a vontade de mudar veio acompanhada da paixão pelos exercícios.

– Sempre gostei muito de malhar, mas sabia que me alimentava de maneira errada demais. Para me manter em forma ficava horas sem comer. Fazia duas refeições por dia. Nunca fui de comer fritura, mas queria me alimentar da forma correta. Além disso, sofria muito com prisão de ventre – conta a advogada.

A solução foi procurar uma nutricionista. E há quase nove anos ela mantém uma dieta saudável.

A grande lição para Adriana foi comer a cada três horas. Toda vez que sai de casa, ela carrega um “lanchinho” e nunca mais deixou de almoçar ou jantar.

– Não comia porque não queria engordar e descobri que estava queimando músculo e não gordura. Organizei a minha alimentação com a minha rotina e não tinha nada que eu não gostava no cardápio. Então não foi tão difícil. E eu sei que posso comer uma barra de chocolate depois do exercício sem prejudicar minha dieta. O que funciona de verdade é aliar exercício a uma alimentação saudável, sem neuras – admite a advogada.

O primeiro passo pode estar na simples observação da dieta. Os especialistas aconselham a manter um diário alimentar por uma semana, para cada pessoa saber o que ela está ingerindo diariamente. Uma das conclusões surpreende: nem sempre os alimentos favoritos fazem parte do cardápio.

Para ter saúde
A alimentação saudável fornece todos os nutrientes que são insubstituíveis e indispensáveis ao bom funcionamento do organismo. Para colocar esse conceito na prática, é preciso ter um cardápio variado, com refeições coloridas e saborosas que incluem alimentos tanto de origem vegetal quanto animal. Uma das regras básicas é comer ao menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições ou três porções de frutas nas sobremesas e lanches diariamente.

Palavra de especialista
Faça a coisa certa
“A mudança de hábitos alimentares é algo que requer modificações no estilo de vida e não acontece da noite para o dia. É um trabalho a ser realizado dia após dia, em que gradualmente a pessoa vai incorporando novos conceitos sobre alimentação saudável que podem melhorar de forma significativa a qualidade de vida. Além disso, é importante que a pessoa compreenda por que é necessário essa mudança. A preferência por grãos integrais e preparações mais leves como grelhados, assados e cozidos são também algumas recomendações que podem fazer toda a diferença. Com pequenas modificações e sem radicalismo, seguir uma alimentação saudável pode ser mais fácil do que se imagina.”
Ana Beatriz Barrella, nutricionista da RG Nutri Consultoria Nutricional

Leia mais
Comente

Hot no Donna