Está namorando um colega de trabalho? Fique de olho nas regras básicas de convivência

Evitar demonstrações públicas de afeto é um dos primeiros passos, diz especialista em RH

Nutricionista é recomendado quando o paciente necessita de uma reeducação alimentar
Nutricionista é recomendado quando o paciente necessita de uma reeducação alimentar Foto: Nestlé, divulgação

Amores, amores, trabalho à parte? Se esta máxima não vale para você é bom ficar de olho nas atitudes para não comprometer o emprego e o relacionamento. Segundo o especialista em RH João José da Costa, autor do livro Afrodite S.A. – Os riscos e cuidados nas aventuras amorosas no trabalho, os casais que trabalham juntos precisam seguir algumas “regras” de convivência. Evitar demonstrações públicas de afeto é um dos primeiros passos.

Poder encontrar o namorado/namorada todos os dias e almoçar juntos pode ser conveniente e agradável para o casal. Mas se os dois estão brigados a situação complica no trabalho? Ou eles discutem coisas pessoais entre os colegas?

Confira cinco cuidados básicos com as relações amorosas no ambiente corporativo:

:: Mantenha discrição

Ainda que a empresa não seja contra os relacionamentos amorosos no trabalho, seja discreto. Caso os colegas e chefes saibam sobre o relacionamento, nunca deixe que esse assunto seja o foco das conversas pessoais no ambiente.

Lembre-se: ainda que os colegas demonstrem amizade, nunca se esqueça que o mundo corporativo é competitivo e alguns colegas podem gerar fofocas sobre a sua relação para os demais funcionários, o que poderá prejudicá-lo futuramente.

:: Evite conversas em excesso e possíveis discussões

O controle é a base de todas as relações, mas se por algum motivo você começou a segunda-feira com o pé esquerdo por conta de uma discussão com o parceiro durante o fim de semana, acalme-se.

Nunca abra margem para comentários sobre os seus problemas amorosos, pois qualquer possível contratempo em relação às suas atividades pode facilmente ser associado ao seu relacionamento. Procure esquecer seus problemas pessoais e trabalhar normalmente. Resolva seus problemas pessoais fora do ambiente de trabalho.

:: Trate o seu parceiro como colega de trabalho

Antes de ser seu namorado, o seu parceiro, dentro da empresa, é um colega de trabalho como outros. Por isso, trate esta pessoa da mesma forma como trata os demais colegas.

Encare como “proibido” demonstrar carinho, referir-se ao parceiro com apelidos e contato físico ? abraços e beijos. A tentativa de controlar essas atitudes é algo que trará benefícios, pois sempre há fofoca no ambiente corporativo e dependendo da postura da empresa, as suas atitudes podem causar advertência e até mesmo demissão por justa causa.

:: Se você foi contrato por indicação do parceiro

Pense bem antes de ir à uma entrevista em que você tenha sido indicado pelo seu parceiro. Caso a empresa não permita relacionamentos amorosos entre os funcionários, esqueça a possibilidade de manter uma relação baseada em mentiras.

As empresas têm acesso às mídias sociais, assim como os demais colegas, que podem visualizar fotos e verificar os comentários, ainda que você os tente esconder. A descoberta pode implicar em demissão para ambos. Por isso, fale a verdade antes de ser contratado e evite constrangimentos futuros.

:: Hierarquias diferentes

Quando um dos parceiros é o chefe do outro, o cuidado deve ser redobrado. Caso você seja o subordinado, não deixe de ser profissional e não se acomode com o fato de manter um relacionamento com o chefe. Isso não é motivo para abusar dos horários ou deixar de cumprir tarefas nos prazos. Você não deve ter regalias ou achar que pode ser tratado de maneira diferente aos demais.

Caso você seja o chefe, não se esqueça de cobrar o seu parceiro da mesma forma como cobra os outros funcionários. O andamento do trabalho em geral também depende do relacionamento comum entre a equipe. O tratamento para funcionários muito privilegiados ou pouco valorizados, também pode ser motivo para prejudicar a imagem da empresa perante o grupo e desmotivar pessoas.

Leia mais
Comente

Hot no Donna