Está se sentido inchado? Saiba como controlar o problema

Nas mulheres, o problema costuma se manifestar mais intensamente durante a TPM e o período menstrual

A retenção de líquidos pode ser driblada com a ingestão de água e  com alguns outros truques na dieta
A retenção de líquidos pode ser driblada com a ingestão de água e com alguns outros truques na dieta Foto: Stock Photos, Divulgação

A sensação de inchaço pode ser facilmente controlada através de uma alimentação equilibrada. Segundo a nutricionista Michelle Ferreira De Simone, são diferentes as causas do inchaço.

? Problemas como hipertensão, disfunções hormonais, problemas na tireóide ou renais, má alimentação, sedentarismo, uso de antiinflamatórios, anti-hipertensivos, alguns anti-diabéticos orais e até pílula anticoncepcional podem provocar este inchaço. Deficiências na circulação, podem ser consideradas as principais causadoras do problema. ? diz a especialista.

Esta retenção de líquidos que causa a sensação de inchaço pode causar uma variação no peso do indivíduo de um a até dois quilos no mesmo dia. Michelle explica que no caso das mulheres, na época da TPM e no período menstrual é quando o problema se torna mais evidente devido à grande oscilação hormonal.

Ela alerta, entretanto, que é preciso ter cuidado com o uso indiscriminado de diuréticos:

? Eles só devem ser prescritos por um médico, pois seu uso irregular pode causar dores e fraqueza nas pernas, câimbras, além de prejudicar o funcionamento dos rins.

Quais alimentos devem ser evitados?

:: Dietas ricas em sal (sódio)

Esse mineral está nos alimentos industrializados, embutidos e enlatados como salsichas, presunto, mortadela, salame, queijos amarelos, frios em geral, sucos em pós, temperos industrializados como ketchup, mostarda, molho shoyu, sopas prontas, picles, azeitonas, ervilhas e legumes enlatados, carnes como bacalhau e carne-seca.

Refrigerantes, mesmo light ou zero, também devem ser evitados devido ao teor do sódio.

Sempre leia o rótulo dos alimentos e fuja dos que que contenham glutamato monossódico ou sódio em sua composição.

:: Alimentos com alto Índice Glicêmico (IG)

Apesar de não apresentarem alto teor de sódio, a insulina, por sua vez, retém sal é água, o que contribui com o inchaço. Por isso, é importante controlar também a ingestão de carboidratos simples, feitos com farinha branca como as massas, pães, batata, mandioca, beterraba, arroz branco, doces e o açúcar.

O que ajuda a desinchar?

:: Beba muita água para limpar o organismo. Além de estimular os rins e melhorar a circulação, ajuda a equilibrar a quantidade de sódio no organismo e a eliminar as toxinas.

:: Invista em hortaliças e frutas que facilitam e prolongam a digestão, melhorando a absorção de minerais que evitam a retenção.

:: Consuma alimentos naturalmente diuréticos, como: chuchu, pepino, melancia, melão, pêra, abacaxi, tomate, broto de feijão, aipo, alcachofra, erva-doce, acelga, berinjela, espinafre, brócolis, couve, gengibre e canela.

:: Alimentos ricos em potássio, também podem ajudar. Este mineral ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo. Banana, berinjela, água de coco, sementes de linhaça, tomate, melão, pêssego, laranja e espinafre, são boas fontes deste mineral.

:: Aposte no magnésio que previne a retenção de líquidos. Ele está presente nos seguintes alimentos: abacate, cereais integrais, granola, arroz integral, castanhas, legumes e vegetais verdes.

:: Alimentos ricos em vitaminas do complexo B, especialmente B6. Eles agem na redução dos níveis de homocisteína, proteína presente no sangue que aumenta com a idade e prejudica a circulação. São eles: frango, banana, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, cará, alho, sementes de gergelim.

:: Alimentos ricos em silício normalizam a capacidade de retenção hídrica entre as células. Ótimas fontes são aveia, cevada, salsa, nabo, alho, avelã, castanha do Pará, feijão, centeio, trigo e geléia real.

:: Temperos naturais como alho, salsinha, salsão, cebola, orégano, hortelã, limão, manjericão, gengibre, coentro e cominho podem substituir o sal.

:: Os chás com efeitos diuréticos podem auxiliar no problema da retenção. Ervas como a hortelã, cavalinha, sálvia, chá verde, menta, espinho branco, dente-de-leão, cabelo de milho e quebra-pedra são eficazes para eliminar os líquidos e as toxinas.


Outros hábitos que ajudam a eliminar líquidos do corpo

:: Praticar exercícios físicos é fundamental, nem que seja uma simples caminhada. O exercício promove o aumento do consumo de líquidos e melhora a circulação do organismo

:: Fazer massagens, como por exemplo, a drenagem linfática, ajuda o organismo a eliminar as toxinas e os líquidos acumulados no corpo

:: Roupas muito apertadas, também podem prejudicar o problema. Elas fazem a compressão das veias e impedem o retorno venoso do sangue, o que contribui com o inchaço

:: Ficar sentado por muitas horas seguidas, na mesma posição, também ajuda a acumular líquidos

Fonte: www.vivaleve.com.br

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