Estrangeirismos e famosos inspiram brasileiros na hora de registrar filhos

Ranking mostra 100 nomes mais usados em 2010

Nos pés (foto abaixo), curta o dia de folga com uma bela espadrilha, a sandália criada por Yves Saint Laurent, de salto anabela e tiras em cordas
Nos pés (foto abaixo), curta o dia de folga com uma bela espadrilha, a sandália criada por Yves Saint Laurent, de salto anabela e tiras em cordas Foto: Ricardo Wolffenbüttel

O que você leva em conta na hora de escolher o nome de seu filho? Há quem decida homenagear algum antepassado e batize o rebento de Heráclito Neto ou Péricles Filho, por exemplo. Há, também, os que preferem nomes difíceis ou carregados de estrangeirismos. Quanto mais letras dobradas e mais difíceis de pronunciar, mais chique, dizem os adeptos desta vertente. Por isso, há tantas Michellys, Katiuscias, Maicons e Phillipes por aí.

Para saber quais os nomes mais utilizados entre as crianças brasileiras nascidas em 2010 ? o que é sempre uma curiosidade ? o site BabyCenter Brasil, especializado no mundo infantil, montou um ranking dos 100 primeiros colocados. E, pelo menos no ano passado, a simplicidade imperou: entre os nomes de menina, o mais usado foi Júlia. E entre os garotos, Gabriel.

Quem já está festejando a volta da simplicidade, entretanto, é melhor esperar um pouco mais. Entre os cinco primeiros colocados, quando se trata de nomes femininos, estão também Sophia, Isabella, Maria Eduarda e Giovanna. Assim mesmo: com “ph”, dois “l” e dois “n”. E, entre os meninos, os outros quatro campeões são Davi, Miguel, Arthur e Matheus.

? O ranking é um dado cultural muito interessante sobre o nosso tempo ? diz a editora do site, Fernanda Ravagnani.

A pesquisa, baseada no cadastro de 43,8 mil bebês nascidos ao longo de 2010 em todo o Brasil, consegue medir transformações da língua e confirma que as letras ‘k’, ‘y’ e ‘w’ vieram para ficar nos nomes brasileiros.

? Apesar do uso provocar rejeição em muita gente, que considera esta prática dos entrangeirismos uma afronta ao português, não há como negar que os Kauãs e Yasmins conquistaram de vez o gosto de muitos pais e se firmaram nos registros ?comenta a editora-adjunta Carolina Schwartz.

Inspirações reais

A cada ano, o ranking dos nomes mais usados em crianças muda de acordo com uma série de fatores. Se uma mocinha faz muito sucesso na novela das oito, por exemplo, pode apostar que muitas meninas serão batizadas com o seu nome. A televisão e suas celebridades são sempre uma fonte para papais indecisos.

Em 2010, subiram no ranking dos mais usados os nomes dos filhos de Luciano Huck e Angélica (Benício e Joaquim), de Gisele Bündchen (Benjamin) e de Joana Prado (Kyara). Os personagens da novela Viver a Vida, Luciana, Helena, Miguel e Bruno ficaram entre os mais cotados.

Como 2010 foi ano de Copa ? apesar do fracasso do Brasil ? o nome do goleiro Júlio César foi o que se salvou, e é o 11º nome duplo mais usado para meninos. Foram cadastrados, também, dois bebês brasileiros com o nome de Sneijder (o carrasco holandês da Seleção), cinco Riquelmes e até um Lionel Messi.

As eleições também serviram de inspiração. O nome Marina acompanhou o sucesso da candidata do PV à presidência, Marina Silva, e subiu sete posições no ranking, chegando ao 33º lugar. Há, ainda, aqueles com inspirações macabras. No ano marcado pelo desaparecimento de Eliza Samudio, este nome foi o que mais subiu dentro da lista dos 100, disparando do 95º lugar de 2009 para o 63º em 2010.

Outros nomes de vítimas de crime de grande repercussão seguem em alta: Isabella está em 3º e Eloá subiu 4 posições.

Os 10 mais

:: Meninas

Júlia, Sophia, Isabella, Maria Eduarda, Giovanna

:: Meninos

Gabriel, Davi, Miguel, Arthur, Matheus

>>>Conheça a lista completa no site

A influência religiosa

:: Católicos e espíritas

Nomes de anjos: Gabriel, Miguel, Rafael, Rafaela, Gabriela

Nome de apóstolos: João, Pedro, Paulo, Marcos, Matheus, Lucas, Felipe

:: Evangélicos

Nomes do Antigo Testamento: Sarah, Rebeca, Esther, David, Samuel, Isaac, Calebe

Leia mais
Comente

Hot no Donna