Estressado e quer desopilar? Escolha o exercício mais indicado para você

Yoga, alongamento e até a musculação podem ser uma opção, dependendo do seu perfil

Especialista dá dicas para você fazer a escolha certa
Especialista dá dicas para você fazer a escolha certa Foto: Júlio Cordeiro

Todo mundo sabe que praticar exercícios físicos é um dos segredos para superar o estresse. Mas como saber qual a modalidade é a ideal para quem busca relaxamento e não necessariamente condicionamento físico? O coordenador técnico da academia Biofitness, de Porto Alegre, Paulo Roberto Soares Filho explica que, independente da opção feita, o importante é que o esporte traga prazer a quem o pratica e que, nessa hora, fatores externos e preocupações sejam deixadas de lado.

Segundo o especialista é essencial entrar no espírito do ambiente para relaxar. Muitas vezes, explica, esse é o local ideal para falar de amenidades, dar risadas e fazer amizades e não apenas para fazer os exercícios como parte de uma rotina rígida.

? Em um ambiente como a academia é possível deixarmos um pouco de lado essa coisa tão forte que é a impessoalidade das relações no trabalho, especialmente para quem fica o dia todo diante do computador e que tem apenas relações virtuais ao longo do dia ? destaca.

Paulo destaca que o exercício é importante pois, além de ser um momento em que a pessoa se dedica exclusivamente a si, ele ajuda a reequilibrar o organismo.

? A pessoa que pratica exercícios libera hormônios específicos que cusam uma sensação de maior bem-estar, o que controla e previne o estresse, deixando-a mais diposta e preparada para encarar seus desafios ? explica.

Antes de procurar a academia, no entanto, Soares Filho recomenda que se tenha objetivos claros:

:: Expectativas

Tenha claro o que você busca. Apesar da musculação, por exemplo, ter como objetivo o condicionamento físico, ela pode ser executada de uma forma mais leve para quem gosta de ter um grande gasto calórico e, assim, extravasar a energia retida durante o trabalho ou os estudos.

:: O que lhe motiva a começar a ir à academia

Não vá para a academia porque está na moda. É fundamental que essa seja um decisão fundamentada em objetivos particulares e bastante claros para você, para que o projeto não seja abandonado no meio do caminho, causando frustração.

:: Identifique sua disponibilidade

É imprescindível que você tenha claro qual tempo você poderá disponibilizar para se exercitar. É preciso que, independente da quantidade de vezes que você se programe para se exercitar, esse roteiro seja cumprido, criando uma rotina.

:: Entenda qual é a sua condição

É a partir da descrição da sua condição física e do seu interesse que o instrutor poderá lhe ajudar montando um plano de aulas ideal para o seu caso.

Os exercícios recomendados por Soares Filho:

:: Yoga

A yoga é ideal para potencializar a concentração e a respiração. A partir da prática dos exercícios propostos, é possível desenvolver um melhor condicionamento físico e uma maior flexibilidade.

? A yoga é muito prazerosa pois ajuda a desenvolver uma maior consciência corporal e a respirar melhor. Muitas vezes, esquecemos que apenas parando por um instante e respirando fundo, as dificuldades diminuem consideravelmente de tamanho. E é isso que a yoga ensina ? explica o especialista.

Além disso, a yoga é positiva para quem busca diminuir a frequência cardíaca e prevenir doenças do coração.

:: Alongamento

Os exercícios de alongamento, assim como a yoga, são feitos em grupos, que geralmente trabalham juntos por um bom período. No entanto, o foco aqui é o relaxamento muscular e a busca por uma maior flexibilidade.

Paulo explica que esses exercícios acontecem, geralmente, em aulas mais descontraídas, onde todos participam.

:: Musculação

Exercícios mistos, anaerobios e aerobios, como a musculação, são ótimas para queimar calorias o que contribui para o processo de emagrecimento.

? Muitas vezes, quando a pessoa opta pela musculação, ela ganha massa magra e perde gordura, ou seja, equilibra a parte fisiológica, melhora a parte estética e, consequentemente, passa a ter uma maior sensação de bem-estar com o seu corpo ? explica.

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