Estudo defende benefícios da musculação para crianças

Musculação infantil pode ser positiva, quando bem orientada, para crianças após os seis anos de idade

Muito se tem discutido a respeito da musculação para crianças. Há pesquisadores contra, outros a favor, mas uma nova pesquisa comprova que a musculação infantil pode ser positiva, quando bem orientada, para crianças após os seis anos de idade. O estado do Rio de Janeiro já tem academias com profissionais especializados com equipamentos destinados aos pequenos.

A pesquisa liderada pelo Institute of Training Science and Sports Informatics, em Colônia, na Alemanha, declarou que jovens , sem idade específica, que fizeram treino de resistência pelo menos duas vezes por semana, durante um mês ou mais, tiveram maior ganho de força que aqueles que se exercitavam apenas uma vez por semana ou por períodos mais curtos.

Responsáveis pela Academia Americana de Pediatria, o Colégio Americano de Medicina Esportiva e a Sociedade Canadense de Medicina Esportiva salientaram que tanto crianças quanto adolescentes se beneficiam da prática de musculação, e que a mesma não é proibida.

? A musculação, desde que liberada pelo pediatra e orientada por um profissional, pode trazer uma série de benefícios. Desde equilíbrio muscular, coordenação motora e até mesmo maior crescimento, podendo ser um tipo de atividade divertida, só respeitando as diferenças individuais ? recomenda a profissional de educação física, tutora do Portal Educação, Bruna Morais.

Uma empresa de academia do Rio de Janeiro investiu nesse ramo com programa infantojuvenil. No local, equipamentos de musculação foram desenhados para crianças, como Leg Press, aparelhos de supino, remada, entre outros.

? A meta não é ganhar massa muscular. Usamos pouca carga e mais repetições, em duas ou no máximo três séries. Temos casos de crianças que vêm com indicação médica ? declara a gerente dos programas Kids e Teens da academia Athletica Rio de Janeiro, Cláudia Rocha.

Segundo a gerente, nos pequenos é preciso melhorar a força, a potência, o equilíbrio, a flexibilidade, a coordenação, a velocidade, a resistência e a agilidade. Tudo isso pode ser encontrado nas atividades físicas.

Leia mais
Comente

Hot no Donna