Estudo mostra comportamento do brasileiro em relação ao cuidado com os pés

Homens e mulheres têm preocupações diferentes: elas previnem, eles tratam

Elas se dizem, no entanto, satisfeitas com a vida sexual
Elas se dizem, no entanto, satisfeitas com a vida sexual Foto: Stock Photos, Divulgação

As mulheres dão mais atenção à saúde dos pés que os homens e, enquanto elas cuidam periodicamente por questões de estética, eles tratam somente quando necessário. É o que mostra uma pesquisa inédita sobre o comportamento do brasileiro em relação ao cuidado com os pés. Realizado pela multinacional francesa de pesquisas Ipsos e encomendado pela Dr. Scholl’s, o estudo foi feito com 1.400 pessoas, em dez capitais brasileiras.

Segundo a pesquisa, as mulheres se preocupam mais com os pés por uma questão estética, já que os deixam mais à mostra devido ao uso de calçados abertos. Para o público feminino, pés bem cuidados são sinônimo de beleza, higiene e saúde. Em contrapartida, os homens só prestam atenção nos pés quando sentem algum incômodo. Frieira e mau cheiro, por exemplo, são alvos de atenção por causa de possíveis constrangimentos.

Em ambos os grupos, as principais motivações para cuidar dos pés são conforto e preservação das atividades. Mas, embora os pés sejam percebidos como o alicerce do corpo, responsáveis pela autonomia e independência, sua saúde é relegada a segundo plano pela maioria esmagadora dos entrevistados, que prioriza o rosto e o corpo. Em relação ao cuidado, 94% dos usuários de produtos para os pés acreditam que cuidar deles faz parte da saúde do corpo, enquanto 91% o fazem por higiene.

O estudo também aponta os problemas que mais afligem os entrevistados. As mulheres são as vítimas preferenciais de pés ásperos, calosidade, unha encravada, joanete, chulé e rachaduras. Já os homens sofrem mais com calosidade, rachadura, chulé, frieira, umidade e joanete.  O levantamento revela também que nem sempre é possível aliar beleza e bem-estar quando o assunto é a escolha do calçado. Parcela significativa dos entrevistados afirma que os sapatos incomodam devido a aperto, a deformidade e a características do calçado ou da palmilha, causando dor e desconforto.

Leia mais
Comente

Hot no Donna