Estudo testa dieta rica em gordura em casos de insuficiência renal

Dieta produz os efeitos da inanição e não deve em hipótese alguma ser realizada sem o acompanhamento médico

Aos oito meses de gravidez, Mariah Carey posou nua em capa de revista
Aos oito meses de gravidez, Mariah Carey posou nua em capa de revista Foto: Reprodução, Life & Style

Cientistas americanos realizaram uma pesquisa em camundongos focada na insuficiência renal. Eles constataram que uma dieta rica em gordura e com escassez em carboidratos é capaz de reverter à insuficiência renal nos animais com diabetes.

Os pesquisadores da Mount Sinai School of Medicine, de Nova York, fizeram uma análise sobre os efeitos de uma dieta composta de 87% de gorduras. O grupo de camundongos apresentava predisposição a ter tipos 1 e 2 de diabetes.

Para a realização do estudo, os camundongos com insuficiência renal foram divididos em dois grupos: um recebeu uma dieta normal e o outro passou a ter uma dieta riquíssima em gordura. Após um período de oito semanas, ficou constatado que os danos nos rins dos animais haviam sido revertidos.

De acordo com nutricionistas e médicos, uma dieta rica em gordura, que reproduz os efeitos da inanição, não deve em hipótese alguma ser realizada sem o acompanhamento médico. A farmacêutica Jeana Escher explica que os rins são órgãos responsáveis pela eliminação de toxinas, produção de glóbulos vermelhos, regulagem da pressão sanguínea e controle do balanço químico e líquido do nosso organismo.

? A insuficiência renal é uma perda maior ou menor da função renal, por isso, tem uma grande repercussão na saúde do indivíduo ? diz Jeana.

Leia mais
Comente

Hot no Donna