Exame pode ajudar a prever o início da menopausa

Mulheres geralmente param de ovular entre 40 e 60 anos

Maior parte das mulheres entra na menopausa entre 45 e 55 anos
Maior parte das mulheres entra na menopausa entre 45 e 55 anos Foto: Arte, Bebel

Um simples exame de sangue pode ser capaz de prever com precisão a idade em que as mulheres vão atingir a menopausa. A técnica foi desenvolvida por um grupo de cientistas iranianos. Para os cientistas, a vantagem do teste é que as mulheres poderão planejar a família e a carreira anos antes.

Em geral, as mulheres entram na menopausa por volta dos 51 anos – a ovulação termina entre 40 e 60 anos.

O teste de sangue mede os níveis do hormônio AMH (anti-mülleriano), produzido pelas células dos ovários. Os resultados foram apresentados na conferência da Sociedade Europeia dos Direitos Humanos, Reprodução e Embriologia, em Roma.

– Os resultados permitem fazer uma avaliação mais realista da situação reprodutivo das mulheres muitos anos antes de elas atingirem a menopausa – diz Ramezani Tehrani, líder do estudo.

Para especialistas, os resultados desse trabalho são promissores, mas precisam ser confirmados em pesquisas maiores.

Como foi feito

:: Os pesquisadores avaliaram amostras de sangue de 266 mulheres entre 20 e 49 anos durante 12 anos. A cada três anos, eles mediram as concentrações do hormônio AMH.

:: É esse hormônio que controla os folículos nos ovários (a partir dos quais os óvulos se desenvolvem).

:: Os pesquisadores colheram informações sobre o perfil socioeconômico das mulheres e sua história reprodutiva e criaram um modelo estatístico para estimar a idade da menopausa, com base nas concentrações do AMH.

Leia mais
Comente

Hot no Donna