Exercícios durante a gravidez reduzem desconfortos e previnem doenças

Há casos de gestantes que praticam atividades até o último dia da gravidez

Foto: Stock Photos

Durante a gestação, cada movimento do bebê, além de ser emocionante, garante que o pequeno está saudável, o que proporciona o bem-estar emocional da futura mamãe. Mas, para que o período de gravidez, o parto e a recuperação sejam ainda mais tranquilos, especialistas recomendam que as gestantes pratiquem exercícios físicos.

Pensando nisso, muitas delas recorrem a programas de atividades voltados para grávidas. Além de aliviar incômodos, os exercícios de baixo impacto podem evitar diabetes e hipertensão gestacional.

Segundo a ginecologista e obstetra Heloísa Brandão Boratto, o exercício físico é essencial durante o período de gestação, seja praticado na academia ou na rua.

? Uma boa caminhada, por exemplo, faz muito bem. Andar e pensar em outras coisas já é bom, além de proporcionar oxigenação ? detalha.

Para a especialista, essa é uma ótima opção para quem não tem condições de arcar com o custo de uma academia.

Atividades específicas geralmente podem ser praticadas a partir do segundo trimestre de gestação. Não há período definido para interromper as atividades, tudo depende da disposição da grávida.

? Algumas pacientes se exercitam até o último dia, pouco antes de ganhar neném, o que ajuda a encaixá-lo ? exemplifica.

Desde que sejam autorizados pelo médico e praticados de maneira correta, os exercícios físicos não representam riscos para as gestantes, porque não forçam a musculatura do abdômen, só a paravertebral (entre as vértebras). De acordo com a especialista, as grávidas que praticam atividades físicas específicas têm uma série de benefícios. Entre eles, a diminuição de dores, principalmente nas costas, o reforço da musculatura pélvica e a melhora na condição respiratória.

Para praticar exercícios pós-parto, é recomendado esperar pelo menos 40 dias após dar à luz. Cumprir o prazo evita que o corpo, ainda sensível, seja forçado. Educadora física e coordenadora de um programa para gestantes e pós-parto, Daniela Rico alerta que os cuidados ao praticar exercícios físicos devem ser tomados desde o início. Observar a intensidade e se preocupar com a sobrecarga são alguns deles.

? A musculação e a ginástica localizada também exigem atenção ? afirma.

Benefícios
– Controle de peso
– Manutenção da condição física
– Diminuição de dores e desconfortos posturais
– Melhora da autoestima e da ansiedade
– Redução de edemas e inchaços
– Prevenção de varizes e hemorroidas

Leia mais
Comente

Hot no Donna