Exercícios e mudanças de hábitos podem aliviar dores nas costas na gravidez

Sutiãs de alças largas e a prática de hidroginástica são recomendáveis

Grávida de nove meses de Sofia, Grazi deve voltar ao batente em junho
Grávida de nove meses de Sofia, Grazi deve voltar ao batente em junho Foto: Christian Gaul

No período da gestação, é comum as mulheres sentirem dores – principalmente na lombar – devido ao alargamento dos ossos da bacia que acaba inclinando os ombros para trás e projetando a barriga para frente.

Nestes casos, o habitual entre as gestantes é ingerir analgésicos, o que pode ser prejudicial ao feto, ou se acostumar com a dor. Pensando nisto, o quiropraxista Luiz Miyajima, responsável pela sede brasileira da clínica QuiroVida, apontou mudanças de hábitos e atividades físicas que podem auxiliar.

A primeira dica é trocar o travesseiro alto por um mais baixo e colocar outro entre os joelhos. Outra boa sugestão é cuidar a vestimenta: sutiãs de alças largas garantem a firmeza nos seios e sapatos sem salto e confortáveis também são essenciais para uma boa postura.

Quanto aos exercícios físicos, o mais recomendado é a caminhada, que trabalha bem a respiração, o diafragma e os músculos abdominais. A hidroginástica é outra atividade citada pelo quiropraxista, pois além de trabalhar a circulação sanguínea não causa impacto nas articulações.

Leia mais
Comente

Hot no Donna