Festival Gastronômico: confira a receita de Gnocchi Nordestino

Evento em Florianópolis conta com variedade de pratos servidos em 10 restaurantes da região

Gnocci Nordestino é o prato servido na Bella Pizza durante o Festival Gastronômico, no bairro Coqueiros, em Florianópolis
Gnocci Nordestino é o prato servido na Bella Pizza durante o Festival Gastronômico, no bairro Coqueiros, em Florianópolis Foto: Geremia/Divulgação

Compartilhar

O Festival Gastronômico no bairro de Coqueiros, em Florianópolis, traz um mix de moqueca, ostra, galeto com polenta, massas, bacalhau, pizza, churrasco, ceviche e escondidinho até este domingo. 

O menu especial é servido em 10 restaurantes da Via Gastronômica, formada pelos bairros Abraão, Itaguaçu, Bom Abrigo e Coqueiros.

Nesta quinta edição do evento, o público vai saborear pratos criados para o festival e que melhor identificam a gastronomia local, além de concorrer a um prêmio de R$ 1 mil em vale refeição e ajudar, com o “troco solidário”, a creche do Conselho Comunitário de Coqueiros, que abriga cerca de 60 crianças da Vila Aparecida.

Confira a receita do Gnocchi Nordestino:

Ingredientes:

? 1kg de mandioca cozida (pode ser da branca ou da amarela)

? 200g de carne seca de boa qualidade cozida e desfiada

? 220g de cebola

? 40g de manteiga sem sal

?  salsinha e cebola fresca a gosto

? sal a gosto

Modo de fazer:

1. Cozinhar a madioca em uma panela com pouca água até ela ficar bem mole, com uma pitada de sal (lembrar que a carne seca já é salgada).

2. Depois de cozida, colocar em um escorredor para sair totalmente a água, tirar todos os fios da mandioca, amassar bem e reservar na geladeira por 30 minutos.

3. Depois dos 30 minutos na geladeira, retirar e enrolar essa massa com farinha de trigo suficiente para untar as mãos e a bancada onde vai ser feito o gnocchi.

4. Cortar o gnocchi e fritar em óleo bem quente, como se estivesse fritando batatas fritas.

5. A carne seca deve ficar de molho por, no mínimo, 8 horas. A água deve ser trocada, no mínimo, 3 vezes, para não ficar salgada.

6. Cozinhar a carne seca e desfiar, cortar a cebola em rodelas bem fininhas.

7. Refogar as rodelas de cebola na manteiga e acrescentar a carne seca, salsinha e cebolinha a gosto.

8. Misturar essa carne ao gnocchi já frito.

9. O gnocchi já pronto não deve ir para essa panela. A mistura tem que ser feita em outro recipiente para o gnocchi não murchar.

Fonte: Chef Chico Honorato, do restaurante Bella Pizza
Av. Des. Pedro Silva, 2.280, Praia do Meio. (48) 3240-4333

Leia mais
Comente

Hot no Donna