Fofoca traz benefícios para quem a pratica, diz estudo britânico

"Sem isso morreríamos", diz psicólogo que coordenou a pesquisa

Falar dos outros ajuda a unir pessoas, conclui estudo
Falar dos outros ajuda a unir pessoas, conclui estudo Foto: Susi Padilha

Falar mal da vida alheia é um hábito que não deixa muita gente orgulhosa. Mas agora há uma “desculpa” para tal prática. Segundo pesquisa realizada pela British Psychological Society (Sociedade Britânica de Psicologia), a fofoca pode trazer benefícios para quem a faz, tais como controlar a ansiedade e o stress.

? Fofocar eleva os níveis de hormônios positivos como serotonina, o que faz diminuir o estresse e a ansiedade ? afirma o psicólogo Colin Gill, um dos coordenadores do estudo. ? Quando fofocamos, estamos depositando interesse no que a outra pessoa tem a dizer e vice-versa. E aí criamos laços que nos fazem sentir felizes.

E completa:

? É uma das atividades-chaves do ser humano e que nos torna mais bem-sucedidos como espécie. Sem isso morreríamos ? afirma.

O especialista recorda que fofocar é uma necessidade e um hábito vindo da época das cavernas. Era e segue sendo um meio de trocar informações sobre pessoas pertencentes a um grupo.

? É vital para a coesão de um grupo. É uma boa maneira de descobrir os tipos de comportamento aceitos socialmente em um grupo.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna