Fortalecer a musculatura é essencial para quem tem implante de silicone nos seios

Foto: Júlio Cordeiro

Ter seios fartos e bonitos é o sonho de muitas mulheres. Só no Brasil são realizadas mais de 96 mil intervenções desse gênero por ano, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Algumas mulheres, porém, exageram no tamanho do implante, o que pode trazer uma série de problemas, como escoliose, estrias, desgaste precoce das articulações e dores musculares.

– Fazer uma preparação física antes de se submeter à cirurgia é essencial para ajudar no pós-operatório, pois é um peso extra que a mulher passará a carregar, e seu corpo tem de estar preparado – alerta o professor de musculação Victor Reys.

A meta é fortalecer as musculaturas lombar e peitoral – as que serão mais exigidas com as novas proporções do busto. Após a cirurgia, a mulher só deve voltar a praticar atividades físicas depois da liberação do médico, e sempre com a orientação de um profissional. Victor ressalta ainda a importância de uma volta gradual aos exercícios.

– A musculatura atrofia e enfraquece durante o tempo em que ela fica parada. É importante voltar aos poucos para evitar lesões – observa ele, recomendando evitar os exercícios de impacto no primeiro mês após a liberação do médico.

A escolha da roupa deve levar em consideração o novo corpo. Preferir tops mais justos e que garantem melhor sustentação aos seios é o ideal.

Trabalho preventivo

O professor Victor Reys ensina alguns exercícios para fortalecer as regiões lombar e peitoral para facilitar o período de adaptação após a cirurgia plástica.

:: O supino inclinado trabalha a região do peitoral, deixando os músculos mais fortes para a sustentação das mamas. Essa região precisa ser trabalhada antes da cirurgia.

:: A remada aberta é um ótimo exercício para trabalhar musculatura das costas. Importante para ajudar na sustentação dos seios.

:: O exercício chamado Fly invertido trabalha a musculatura romboide, aquela nas costas, perto das escápulas. É importante para colocar os ombros na posição correta, evitando problemas de postura.

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