Geraldo Markes traz sua pop art para a Capital em mostra única

Mostra abre nesta quinta na 72 NY Gallery

Pintura do artista plástico Geraldo Markes
Pintura do artista plástico Geraldo Markes Foto: Geraldo Markes

Artista de destaque na cena gaúcha nos anos 1980, o santa-mariense Geraldo Markes radicou-se a partir da década seguinte em São Paulo. De volta ao Estado, o artista mostra de novo aqui em Porto Alegre suas imagens popíssimas nesta quinta-feira (14), quando inaugura uma individual na 72 NY Gallery (Rua Nova York, 52).

A exposição reúne 13 telas aerografadas imensas como esta aí ao lado, em que o pintor mistura spray, PVA, cola e tinta acrílica. Influenciado por nomes da art pop como Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat, Markes retrata temas como carros, motocicletas, pin ups, fotos de família, ícones da música e do cinema, cultura urbana.

? As telas são preparadas como se fossem paredes envelhecidas e descascadas, por meio de colagem no chão do ateliê com cola e tinta. Depois de “arrancadas” do chão, adquirem um aspecto desgastado, aí entra o spray como se fossem resquícios de algum pixo ou grafite. Por fim surgem as figuras, quase todas em alto contraste de preto, com poucos detalhes. Em alguns casos, o tubo de tinta acrílica funciona como pincel, direto na tela ? explica o artista.

No Bloger Lerina você conferir mais pinturas urbanas do Geraldo Markes.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna