Ginecologista tira dúvidas femininas sobre a temida TPM

Efeitos do problema podem ser minimizados com orientação médica correta

Sintomas psicológicos da TPM afetam as mulheres
Sintomas psicológicos da TPM afetam as mulheres Foto: Divulgação

A TPM – tensão pré-menstrual – pode ter seus efeitos minimizados com medicação apropriada ou a suspensão da menstruação. Só com orientação do ginecologista pode-se tomar qualquer medida para atenuar os sintomas da TPM.

? No consultório, ouvimos que a vizinha tomou tal remédio, a prima fez tal simpatia; enfim, conselhos de todo mundo. O principal é que a mulher confie na informação e no diagnóstico do seu médico ? explica a ginecologista e obstetra Denise Coimbra.

:: A TPM é uma doença?
Não. A TPM é um conjunto de sintomas físicos e psicológicos, que pode alterar a qualidade de vida da mulher.

:: Ela atinge mulheres de que faixas etárias?
Habitualmente, a TPM ocorre durante o menacne (período de tempo em que a mulher menstrua, que vai da adolescência à maturidade).

:: Quais são seus principais sintomas físicos e psicológicos?
Os principais sintomas físicos são: dor nas mamas (mastalgia), fadiga, dor nas costas, dor lombar e membros inferiores. Os sintomas psicológicos mais comuns são irritabilidade excessiva, nervosismo e instabilidade emocional.

:: Há alguma forma de prevenir estes sintomas?
Sim. Na prevenção, podemos suprimir o pico de LH (hormônio da ovulação) com o uso de implantes de progesterona. As pílulas anticoncepcionais também são uma opção, pois ajudam no controle dos sintomas da TPM. No entanto, como não há mudança na memória hormonal este método pode não solucionar o problema de algumas mulheres.

:: Os sintomas aparecem em que época do ciclo menstrual? Em que momento eles desaparecem?
Geralmente, os sintomas aparecem no pico ovulatório, ou seja, 14 dias antes da menstruação. Com o aumento do estrogênio, os sintomas tendem a desaparecer.

:: Existe algum medicamento capaz de combater os efeitos da TPM?
Uma forma de combater definitivamente os efeitos da TPM é suspensão da menstruação, inibindo o pico ovulatório.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna