Gramado abre temporada natalina com atrações dignas da Disney

Novidade do ano passado, o tour de Natal é uma viagem aos bastidores do Natal Luz a bordo de uma jardineira de época
Novidade do ano passado, o tour de Natal é uma viagem aos bastidores do Natal Luz a bordo de uma jardineira de época Foto: Cleiton Thiele, divulgação

Se Papai Noel morasse no Brasil, sua casa ficaria a 115 quilômetros de Porto Alegre, em Gramado, na serra gaúcha. Seus ajudantes seriam os cerca de 2 mil gramadenses que trabalham o ano inteiro para transformar a cidade em um parque temático durante o Natal Luz.

Famosa por sediar o maior festival de cinema do país e terceiro destino brasileiro mais visitado graças a suas belezas naturais, aliadas ao charme da arquitetura, à hospitalidade e à infraestrutura que oferece ao turista, Gramado merecia outro título: o de capital do Natal. Para quem nunca foi ao evento, pode parecer exagero. Não é.

Considerado o maior acontecimento natalino da América Latina, o Natal Luz, que começa nesta quinta-feira, dia 12, transporta o visitante a um universo de magia, sonhos e encantamento. Esse espírito está espalhado em cada rua da cidade, em cada detalhe da decoração, em cada atração produzida para divertir e emocionar.

Para criar esse clima, a organização se baseia no conceito Disney de entretenimento. E investe para isso. No ano passado, foram mais de R$ 8 milhões.

– Não é um espetáculo, é um evento que acontece o tempo inteiro, o dia inteiro. É um mundo que inventamos e renovamos. Quem veio num ano, certamente verá algo diferente no ano seguinte – explica o presidente da Comissão Executiva do Natal Luz, Luciano Peccin.

Nesta edição, por exemplo, haverá novas atrações, como a vinda do Noel “de verdade” da Lapônia e o Povo da Vila, além de reformulações nas já existentes. A maior surpresa, no entanto, é Xuxa. A rainha dos baixinhos ficará seis dias em Gramado para gravar um especial de Natal usando o Natal Luz como pano de fundo. A chegada dela está prevista para a próxima semana. A equipe de produção do programa já está na cidade. Amanhã e quinta-feira, eles assistem aos ensaios abertos dos espetáculos A Fantástica Fábrica de Natal e Nativitaten, ambos às 21h30min, para marcar as cenas da apresentadora. O público pode participar doando um quilo de alimento não perecível.

O 24º Natal Luz vai até o dia 17 de janeiro. O Show de Acendimento das Luzes, às 21h desta quinta, marcará a abertura oficial do evento.

A Disney de Gramado
Confira algumas das atrações do Natal Luz de Gramado:

::: Fantástica Fábrica de Natal
O musical conta a aventura de uma criança levada por um anjo até a fábrica do Papai Noel. Nesse mundo mágico, brinquedos e decoração ganham vida, enquanto ajudantes do bom velhinho trabalham freneticamente. Mais de 40 personagens integram este universo lúdico, que combina atuação, dança, acrobacias e efeitos especiais. Além da participação do bicampeão panamericano de patinação, Marcelo Stürmer, a quarta edição do show ganhou uma nova cena e trilha sonora toda em português.
Quando: 11, 13, 20, 24 e 27 de novembro, 1º, 4, 8, 11, 14, 17, 21, 26 e 29 de dezembro e 1º, 4, 8 e 15 de janeiro.
Local: Bosque do Carriere, sempre às 21h30min. Para chegar, siga as indicações que levam ao Lago Negro. Lá, haverá sinalização específica para o espetáculo.

::: O Povo da Vila de Natal
A Vila de Natal se tornou lar dos guardiões do espírito natalino. Há seis personagens que fazem intervenções teatrais: Vovó Natalícia e sua neta Flora, que encantarão com deliciosas receitas de sabor e magia, o bondoso prefeito Bonifácio e a primeira-dama Aurora, que nos recebem calorosamente como antigos amigos; um fotógrafo que registra o que há de melhor nas pessoas, e um guia turístico.

::: Nativitaten
Cantores líricos, fogos de artifício, águas dançantes fogo e luz conduzem o público em um espetáculo que resgata a religiosidade do Natal. Este ano, a organização aumentou de 12 para 40 o número de pontos de fogos de artifício, além de colocar um coral de 90 vozes. Ocorre no Lago Joaquina Rita Bier, sempre às 21h30min.
Dica: Faz bastante frio próximo do lago, então leve um agasalho. O espetáculo não é recomendado para menores de 10 anos.

::: Arca de Noel
Espetáculo divertido para crianças e adultos, a superprodução de marionetes e bonecos eletrônicos gigantes tem quadros musicais apresentados por animais de uma pequena comunidade rural. Convidados para participarem do Natal Luz, os engraçados artistas decidem preparar um grande show.

::: Árvore Cantante
Uma grandiosa árvore de Natal se transforma em palco para canções natalinas. Reformulada, a atração ganha participação de 15 bailarinas. O coral se apresenta na Rua Coberta, às 20h.

::: Tour de Natal
Novidade do ano passado, o tour de Natal é uma viagem aos bastidores do Natal Luz. À bordo de uma jardineira de época – um Chevrolet Tigre 1942 -, os visitantes conhecem a história e a magia de cada espetáculo. Os passeios saem diariamente em frente ao Palácio dos Festivais.

::: Show de Acendimento
Música e efeitos sincronizados de iluminação na grande árvore de Natal culminam no acendimento das luzes da cidade. Sempre às 21h, na esquina da Av. das Hortênsias com a Borges de Medeiros.

Outras dicas:

::: No site do Natal Luz de Gramado, é possível consultar a programação em um período determinado. Assim, o turista escolhe o dia que quer chegar e ir embora, e o calendário apresenta os eventos que ocorrerão nessas datas.
::: Apesar de haver venda de ingressos para alguns espetáculos, toda a programação é gratuita. Os ingressos apenas garantem melhores lugares.
::: Para conseguir visitar todas as atrações e assistir a todos os espetáculos do Natal Luz, o ideal é se planejar para ficar de três a quatro dias na cidade.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna