Guia Uruguai: dicas para curtir o país vizinho em família

Foto: Bruno Alencastro
Foto: Bruno Alencastro

Rossana Silva, especial

Passear em família pelo Uruguai é uma das melhores formas de apresentar aos filhos uma nova cultura e idioma. A distância desde o Rio Grande do Sul é ideal para uma viagem de carro com paradas estratégicas, sem cansar as crianças. O Forte Santa Teresa vale a primeira pausa depois do Chuí – ali as crianças conhecerem a história da fortaleza que passou das mãos dos portugueses aos espanhóis no decorrer de sua construção.

Ao longo da costa em direção a Montevidéu, a praia com as tradicionais casinhas de madeira coloridas, o doce de leite e o astral dos uruguaios fazem sucesso entre as crianças. Autora do blog Café Viagem, a publicitária Alexandra Aranovich conta que locais como Punta del Este ainda conservam o gostinho de um veraneio como os de antigamente, nos quais é possível permitir que os adolescentes façam passeios até o centrinho. Foi por lá que a filha de Alexandra, Catarina, aprendeu a andar de bicicleta.

00c1eb32

Alexandra com o marido e os filhos na praia, em Punta de Este | Foto: arquivo pessoal

– O Uruguai tem um astral delicioso. É diferente a forma de curtir o verão. Eles chegam às 16h30min na praia e inventam jogos em família. É um clima completamente diferente do nosso – explica Alexandra, que viaja ao país com frequência, sempre acompanhada da família.

Confira mais do Guia Uruguai
:: Destino popular entre os brasileiros tem praia, balada, moda e natureza
:: Um roteiro das melhores baladas e sunsets do país vizinho
:: A natureza e as belezas do litoral uruguaio

Delícias típicas como o doce de leite, churros, queijos e iogurtes fazem a alegria dos pequenos. O centro histórico e as sorveterias de Montevidéu e as charmosas ruas de Colônia del Sacramento – onde as lojinhas para alugar bicicletas convidam a passeios sem pressa – são opções de passeios para aumentar o álbum de fotos da família.

Curtir Punta del Este é um programa habitual da publicitária Alexandra com o marido, Luciano, e os filhos, Catarina e Matias | Foto: arquivo pessoal

Curtir Punta del Este é um programa habitual da publicitária Alexandra com o marido, Luciano, e os filhos, Catarina e Matias | Foto: arquivo pessoal

O colorido das árvores e das flores mesclado aos tons das casas antigas e ao calçamento de paralelepípedos dá um clima europeu à cidade. Não deixe de passar pelo menos um dia pelo Centro Histórico, reconhecido pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Se a agenda das férias tiver folga, dá para ceder à tentação de embarcar nas balsas que em uma hora e meia deixam o viajante em Buenos Aires, localizada na margem oposta do Rio da Prata.

Confira mais do Guia Uruguai
:: Flatform e acessórios são as tendências das hermanas
:: #donnaindica: três lugares em Porto Alegre que têm o sabor e o clima do Uruguai
:: A gastronomia da capital Montevidéu

Leia mais
Comente

Hot no Donna