Hábitos alimentares são herdados dos pais, afirma nutricionista

Especialista dá dicas de como influenciar positivamente as crianças

Além de oferecer às crianças, pais devem consumir alimentos saudáveis
Além de oferecer às crianças, pais devem consumir alimentos saudáveis Foto: Carlos Edler

Pesquisas mostram que o hábito alimentar na infância indica o padrão de consumo do indivíduo na idade adulta e que a dieta dos pais influencia os hábitos alimentares dos filhos. Segundo a nutricionista Flávia Moraes, da Rede Mundo Verde, por esse motivo, é importante que, desde cedo seja oferecido às crianças uma alimentação a base de cereais integrais, frutas, verduras e legumes.

Para ela, no entanto, os pais não educam apenas oferecendo aos pequenos uma alimentação saudável. É preciso dar o exemplo e comer os mesmos alimentos que a criança come.

? Não basta o pai oferecer esse alimento ao seu filho, ele também precisa comer junto com a criança. O ideal é incluir nas refeições saladas e consumir frutas na sobremesa, ao invés de doces ? afirma Flávia.

Além disso, o consumo de líquidos durante as refeições atrapalha a digestão e diminui o apetite, fazendo com que a criança troque facilmente a refeição por sucos ou refrigerantes. Para a nutricionista, há outro problema sério na hora de alimentar os pequenos: muitas vezes os pais chantagem as crianças com recompensas e punições à mesa.

? Não se deve usar a comida como recompensa ou castigo. Pior ainda é oferecer doces como forma de compensar a ausência ou castigar um mau comportamento com um prato de arroz, feijão e salada. Esses comportamentos são nocivos e podem influenciar os hábitos alimentares futuros das crianças ? diz a especialista.

Com a proximidade do dia dos pais, a nutricionista recomenda que a refeição seja feita em casa, aproveitando para transformá-la em um momento de convívio familiar.

? Os pais devem comer com calma, aproveitar a companhia familiar, mastigar bem os alimentos e orientar as crianças a fazê-lo também. Lembre-se que a digestão começa pela boca com a mastigação. É importante também reduzir o número de refeições fora de casa. Normalmente em restaurantes e fast-food, os alimentos são ricos em calorias e pobres em nutrientes ? explica a nutricionista.

Para melhorar a saúde da família, Flávia sugere um cardápio com lanches saudáveis como salada de frutas, granola, sucos de frutas, barras de cereais, balas de banana sem adição de açúcar, frutas liofilizadas e crocantes.

? É muito importante controlar a ingestão de guloseimas como doces, balas, biscoitos recheados e frituras. Não tendo esses produtos em casa o consumo de guloseimas pela família será menor e o comportamento alimentar da criança tende a ser melhor ? diz a nutricionista.

Abaixo, confira as dicas de Flávia para os pais criarem uma boa cultura alimentar em seus filhos:

? Vá as compras com as crianças e as oriente com relação a escolhas de merendas saudáveis. Sanduíches de pão integral com pasta de soja e queijo branco, sucos de fruta ou água de coco, frutas secas como damasco e banana passa são opções saudáveis e saborosas.

? Prepare os lanches e se divirta com as crianças. Frutas cortadas em cubinhos, sanduichinhos de pasta de frango e tofu com alface e tomate, chá de frutas gelado, cookies integrais de cacau e pipoca doce de milho de canjica agradam adultos e crianças.

? Procure se exercitar e incentive que seus filhos façam o mesmo. Os convide para uma volta de bicicleta ou uma partida de futebol. A prática regular de atividade física melhora o condicionamento físico, colabora para a manutenção do peso e previne o surgimento de doenças do coração e diabetes.

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