Herpes pode atingir os olhos e causar perda da visão

Doença é causada pelo mesmo vírus que costuma provocar feridas e úlceras labiais

Dor nas pálpebras, inchaço ao redor dos olhos, ardência, vermelhidão, inflamação, infecção e lacrimejamento excessivo e involuntário podem ser sinal de herpes ocular. A doença é causada pelo vírus tipo 1 do herpes simples – o mesmo que costuma provocar feridas e úlceras labiais quando a imunidade está em baixa.

A transmissão da doença, de acordo com o oftalmologista Renato Neves, ocorre por meio do contato do doente com outras pessoas, principalmente através das feridas nos lábios.

? A pessoa pode ser contaminada pelo vírus e não apresentar os sintomas durante muito tempo. Por razões ainda indeterminadas, como episódios de baixa imunidade, febre, estresse intenso, queimaduras de sol, cirurgias odontológicas ou alguns traumas, a doença pode surgir subitamente. O tratamento imediato com medicamentos antivirais faz com que o vírus pare de se multiplicar e de destruir as células epiteliais ? explica o médico.

Mais da metade da população mundial já entrou em contato com o vírus tipo 1 do herpes simples. Segundo Renato, ele geralmente se instala no organismo por volta dos cinco anos.

? Quando não tratado pronta e apropriadamente, repetidas ocorrências dessas manifestações mais agressivas podem levar à perda de visão e, consequentemente, à cegueira, ainda mais se atingir camadas profundas da córnea ? diz.

Tratamento

A doença é geralmente tratada com comprimidos e colírios antivirais, antibióticos ou até mesmo cirurgias. Casos mais graves, que deixam cicatrizes, podem necessitar de transplante de córnea.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna