Hidratação com sucos é aliada na manutenção da boa forma

Sucos poderosos com frutas energéticas aceleram o metabolismo e ajudam, sim, a emagrecer

Com tantas variações, o mais indicado é o suco caseiro, por ser fresco, puro, livre de aditivos e conservantes
Com tantas variações, o mais indicado é o suco caseiro, por ser fresco, puro, livre de aditivos e conservantes Foto: Miro de Souza

Os sucos de frutas têm um papel importante na hidratação do organismo e na aceleração do metabolismo, principalmente se forem preparados com frutas energéticas, permitindo a queima maior de calorias. Segundo a nutricionista Vanessa Romero, a ingestão de sucos poderosos, aliada à prática de exercícios físicos, permite um maior gasto de calorias.

A nutricionista esclarece que, por serem ricos em vitaminas e minerais, os sucos de frutas fazem o papel de repositores hidroeletrolíticos, além de serem refrescantes, calmantes, fornecerem energia e ainda hidratarem o organismo.

Com tantas variações, o mais indicado é o suco caseiro, por ser fresco, puro, livre de aditivos e conservantes, não ser pasteurizado e por manter seu valor nutritivo por mais tempo se consumido depois de algum tempo do preparo. “Com a variedade de frutas disponíveis no mercado, o ideal é apostar nas espécies antioxidantes, que contenham vitamina C e E, carotenóides e flavonóides, pois desempenham um papel fundamental na melhoria da saúde, retardam o processo de envelhecimento e, segundo alguns estudos, atuam de forma preventiva em doenças crônicas, como as cardiovasculares e o câncer”, esclarece a nutricionista.

Açaí, ameixa, banana, laranja, maçã, mamão, morango, pêra e uva são ótimos exemplos de frutas antioxidantes. Ultimamente, os frutos mais promissores são provenientes do processamento de uvas e morangos, pois neutralizam as moléculas nocivas conhecidas como radicais livres. O açaí, por exemplo, é um dos mais completos, pois desenvolve propriedades energizantes e antioxidantes.

As hortaliças também apresentam benefícios, como o suco de cenoura e de aipo, porém, é importante entender a diferença entre sucos de frutas e de hortaliças, que são mais difíceis de serem digeridas pelo organismo e, por isso, devem ser totalmente trituradas para serem ingeridas como suco. Na hora de combinar os dois produtos, a dica para não errar é utilizar o suco de maçã, que é o único que pode ser misturado com qualquer suco de hortaliça sem que perca suas propriedades.

Para manter o peso saudável e hidratar o organismo, vale investir no consumo de frutas e vegetais amarelos, alaranjados e avermelhados, como batata doce, cenoura, laranja, mamão, manga e tomate. “Os sucos desenvolvem um papel completo em relação à hidratação, função energética e aceleração do metabolismo se forem acompanhados de uma boa ingestão de água, pois esta dissolve a maioria das substâncias que são ingeridas ou produzidas, elimina as toxinas e ainda transporta substâncias orgânicas, regula a temperatura corporal, lubrifica as articulações, aumenta a saciedade precoce reduzindo o apetite e não possui caloria nem gordura alguma, ao contrário dos sucos”, adverte Vanessa.

Atualmente, até mesmo as pirâmides nutricionais já vêm acompanhadas da recomendação da atividade física e ingestão hídrica na base da pirâmide, indicando que deve ser realizada em maior quantidade, esclarece a nutricionista. A solução é se puxar e colocar o corpo em movimento!

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