Hit na web, site posta segredos enviados por anônimos do mundo todo

Gente de todo o mundo compartilha segredos íntimos com alguém que não conhece

Foto: nao se aplica

Gente de todo o mundo compartilha segredos íntimos com alguém que não conhece. Essa pessoa, por sua vez, revela essas intimidades em sua página na internet.

? Nunca fui daquelas pessoas a quem os outros contam seus segredos ? afirma o americano Frank Warren, criador do site PostSecret.com.

A vida de Warren, que descreve a si mesmo como um típico pai de família, mudou com o site criado em 2004. Tudo começou como um hobby, para se distrair da rotina de proprietário de uma empresa de entregas. Ele começou a disseminar sua ideia com a impressão de 3 mil panfletos pedindo às pessoas que partilhassem anonimamente algo que nunca haviam contado a ninguém.

A ideia se expandiu de maneira exponencial e agora ele recebe segredos de pessoas do mundo todo. Confissões elaboradas, ilustradas com fotos, desenhos, colagens ou cartões-postais, chegam sem parar à caixa postal de Warren em sua casa, nos Estados Unidos. Todos os domingos, ele as publica na internet.

? Eu me encontrei imerso em algo cheio de mistério e maravilha ? confessa Warren, que financia sua página com o lucro de sua empresa e também com a venda de livros que reúnem diferentes confissões.

Warren mostra uma foto sua junto a uma pirâmide de meio milhão de mensagens com segredos. Entre eles, está o bilhete (singelo) escrito na metade de um copo de café de papel do Starbucks com a mensagem: “Sirvo café descafeinado aos clientes que são grosseiros comigo”. Em outro cartão (divertido), uma mulher revela: “Eu trabalhava com um grupo de pessoas religiosas tão rígidas que às vezes não usava calcinha e ria sozinha”.

Outro (verdadeiro ou falso?) é uma colagem de fotos de atores de Hollywood, entre os quais a remetente assegura estar o pai de seu filho: “Ele me paga para manter seu segredo”. As postagens foram expostas em museus.

O PostSecret também serviu de inspiração a um estudante do Canadá que lançou seu próprio site, IFoundYourCamera.net, que conecta pessoas com suas fotos perdidas.

? A maior surpresa é quando encontramos força para compartilhar um segredo íntimo, que, em vez de nos afastar, nos conecta com nossa humanidade mais profunda ? filosofa Warren. ? Todo mundo tem um segredo de partir o coração.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna