Homens vestidos de vermelho são mais atraentes, diz pesquisa

Cor é associada culturalmente e biologicamente a valores como "poder"

Na hora de sair a campo, use a dica dos pesquisadores: vista vermelho
Na hora de sair a campo, use a dica dos pesquisadores: vista vermelho Foto: Stock Photos, Divulgação

Uma pesquisa recente publicada no Journal of Experimental Psychology mostrou que tons avermelhados fazem com que os homens passem a impressão de que são mais poderosos e, consequentemente, mais atraentes. Segundo o estudo, as mulheres não se dão conta desse efeito da cor sobre a atratividade masculina.
A cor é associada pelas mulheres a um status melhor, riqueza e ascensão social.

Segundo o organizador da pesquisa, Andrew Elliot, professor de psicologia da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, os benefícios não ficam restritos ao vermelho, e sim ás tonalidades vizinhas, como cereja.

O vermelho funcionaria de maneira semelhante em todos as culturas. Segundo este e outros estudos, no Japão, na África e na China a cor também é ligada ao status social. Na Roma Antiga, os homens importantes era conhecidos por usarem vermelho e os tapetes usados em cerimônias formais para receber pessoas importantes também são do mesmo tom.

Não só na cultura, mas também na biologia, o vermelho representa maior poder. Em primatas como certos tipos de babuínos, a cor é um indicador de dominância: os machos alfa expressam o vermelho de forma mais intensa, atraindo mais fêmeas para acasalamento.

O efeito do vermelho foi quantificado por meio de respostas de 288 mulheres a fotografias de homens em sete experimentos diferentes. Os participantes eram identificados como heterossexuais ou bissexuais e tinham que responder quais queriam namorar, beijar ou transar, por exemplo.

Diferentes cores foram contrastadas (cinza, verde, azul, vermelho), brilho e intensidade das cores foram equacionados para deixar todas as peças no mesmo patamar de qualidade.

Entre os resultados divulgados, está o seguinte: a cor vermelha não fez os homens nas fotos parecerem mais queridos ou legais, somente mais atraentes e/ou poderosos.

O estudo foi publicado na revista Journal of Experimental Psychology: General.

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