Ícone do blues, cantora Etta James morre aos 73 anos

Vencedora de seis Grammy, americana sofria de leucemia

Etta James, em 2008
Etta James, em 2008 Foto: Matt Sayles

A cantora americana Etta James, que durante décadas emprestou sua voz a canções de jazz, blues e soul, morreu nesta sexta-feira, vítima de leucemia, em um hospital da Califórnia, informou seu porta-voz. A artista de 73 anos também sofria de hepatite e demência.

Capaz de passar sem esforço do jazz e do pop às baladas românticas e ao R&B, Etta foi escolhida pela revista Rolling Stone como um dos cem melhores cantores da história (na posição 22) e um dos cem melhores artistas (na posição 62).

Sua carreira conta com mais de 30 álbuns, e a artista gravou e se apresentou até os anos 2000. Uma de suas músicas mais conhecidas é a versão de At Last. Escrita em 1941 por Mack Gordon e Harry Warren, a canção já havia se tornado sucesso pela primeira vez com Glenn Miller e sua orquestra e foi cantada por Nat King Cole antes que Etta a interpretasse em 1960.

Reconhecida pelo público e pela crítica, recebeu diversos prêmios, entre eles, seis Grammy e 17 Blues Music. Ela entrou para o Hall da Fama do rock n’ roll em 1993 e para o Hall da Fama do blues em 2001.

Etta nasceu Jamesetta Hawkins em 25 de janeiro de 1938, em Los Angeles, e começou a cantar aos cinco anos, em uma igreja próxima à sua casa. Aos 14 anos, formou um grupo de doo-wop chamado The Peaches, que alcançou os primeiros lugares das paradas de sucesso com os hits The Wallflower e Good Rockin’ Daddy.

Sua fama se consolidou nas décadas de 50 e 60, quando começou a interpretar blues e R&B. Nos anos 60, ela lançou dois de seus melhores discos, At Last! e The Second Time Around, pela gravadora Argo Records.

Nos 70, a cantora lutou contra o vício em heroína, que conseguiu largar em 1974, reconstruindo aos poucos sua carreira. Ela lançou, em 1989, o disco Seven Year Itch, após passar alguns anos esquecida, e conseguiu chamar a atenção da indústria novamente.

Deixa o marido, Artis Mills, e dois filhos, Donto e Sametto James.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna