Incluir a música na rotina das crianças desperta a curiosidade e o desenvolvimento motor

O contato com as artes ainda na infância, como a musicalidade, também facilita a socialização

Além da música, teatro e artes visuais também podem ser introduzidos na infância
Além da música, teatro e artes visuais também podem ser introduzidos na infância Foto: Diego Redel

Eles chegam tímidos à sala de aula. Alguns mexem as perninhas enquanto ouvem o som do piano, de um tambor batucando ou do chocalho. Outros, ficam de olhos vidrados. Seja qual for a reação, nenhuma criança fica alheia à música. É por meio da sonoridade que elas podem ter a curiosidade despertada e, até mesmo, melhorar a habilidade de brincar com novos instrumentos.

Pais que introduzem a música na rotina dos bebês, a partir dos dois meses, percebem rapidamente os progressos.

De acordo com a bacharel em piano Cynthia Geyer, mestre em Educação Musical, crianças que têm iniciação musical no início da vida têm melhor desenvolvimento motor, falam mais rápido e conseguem fortalecer mais o vínculo com a mãe.

? Em uma aula, a rotina com o bebê será diferente daquela preparada para uma criança de quatro anos. Nos bebês é incentivada a pulsação, o ritmo, as tonalidades e a sensação de tensão e repouso ? explica a especialista.

A partir dos três ou quatro anos, o pequeno tem mais autonomia e se expressa melhor, o que lhe permite tarefas mais estimulantes e desafiadoras. Música, teatro e artes visuais podem ser introduzidos com mais força nessa fase.

? O teatro ajuda na imitação de personagens, e a música pode ser trabalhada por meio de bandinhas e experimentações ? diz Cynthia.

Com o contato precoce no mundo das artes, as crianças responderão melhor aos estímulos e terão mais facilidade de se socializar, mudanças que as mães percebem desde muito cedo.

O que você pode fazer em casa

? Quem não tem condições de matricular um filho em uma escola especializada em musicalização infantil, pode iniciar o processo de aproximação da criança com os sons em casa. A primeira dica é resgatar canções de roda ou aquelas que fizeram parte da sua infância. A retomada das músicas ajuda pais e filhos, que poderão cantar juntos e se divertir. Aproveite as melodias simples para que as crianças possam repeti-las.

? Leve as crianças para assistir a filmes, peças de teatro e dança. Atividades culturais para crianças são geralmente repletas de novas músicas e sons.

? Leia histórias para seu filho. Além de ajudar na imaginação do pequeno, incentiva o gosto pela leitura.

? Leve os filhos para conhecer projetos com orquestras, principalmente as apresentações dedicadas a escolas

Fonte: Cynthia Geyer, bacharel em piano e mestre em Educação Musical

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna