Índice Glicêmico: entenda por que é preciso levá-lo em conta na dieta

O ganho de peso não se trata apenas das calorias presentes nos alimentos

Alimentos ricos em carboidrato aumentam a glicemia
Alimentos ricos em carboidrato aumentam a glicemia Foto: RICARDO DE VICQ, divulgação

Não se trata de uma nova dieta da moda, mas de um dado científico cujo controle pode promover ou prevenir doenças como o diabetes. O Índice Glicêmico (IG) é um valor de classificação dos carboidratos de acordo com o seu poder de influenciar a taxa de açúcar no sangue (glicemia).

Todos os alimentos ricos em carboidrato aumentam a glicemia após o consumo, no entanto, alguns parecem ter um efeito maior e por isso são considerados alimentos de alto índice glicêmico.

Exemplos de alimentos com alto IG: pão branco, batata, cereais refinados, arroz branco, doces, geleia, sucos e bebidas açucaradas.

Como o consumo destes alimentos se tornou frequente no mundo atual, não é difícil entender porque algumas doenças têm conquistado proporções epidêmicas, como a obesidade, diabetes e as doenças do coração ? fortemente relacionadas à resistência à insulina, a qual é um efeito do consumo exagerado de alimentos de alto IG.

Um dos problemas do consumo de alimentos com alto IG é que eles promovem uma falsa sensação de saciedade que dura, no máximo, duas horas. A fome volta mais cedo se você opta por um pão de farinha branca em vez de pão integral, por exemplo.

Alimentos de baixo IG, por outro lado, podem ajudar a baixar a glicemia, a reduzir a compulsão alimentar e a diminuir o risco de doenças cardiovasculares. E, ao melhorar a resposta da célula à insulina, estes alimentos favorecem um melhor controle da gordura abdominal.

É claro que você não vai sair por aí decorando e olhando o tempo todo as tabelas de Índice Glicêmico dos alimentos que costuma consumir. Isso é neurótico e não faz bem para o seu relacionamento com a comida.

Confira os alimentos de baixo e alto índice glicêmico:

:: Alimentos de baixo índice glicêmico: arroz, pão e macarrão integrais, feijão, lentilha, grão de bico, quinoa, acerola, ameixa, goiaba, limão, maçã, maracujá, morango, pêssego, pêra, tangerina.

:: Alimentos de alto índice glicêmico: farinha branca, biscoitos (prefira os integrais), bolos, pão francês, pão branco, macarrão comum, massas em geral, arroz branco, batata, aipim, mandioca, caqui, fruta-do-conde, manga, uva.

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