Integramoda já projeta inverno de 2011 na Serra

Tons de marrom, azul marinho, vermelho carne e cinza estarão em alta

Casacos de alfaiataria, com modelagens bem construídas, cardigãs e vestidos em tricô são algumas das peças sugeridas e que devem ficar à mostra nas vitrines
Casacos de alfaiataria, com modelagens bem construídas, cardigãs e vestidos em tricô são algumas das peças sugeridas e que devem ficar à mostra nas vitrines Foto: Maicon Damasceno

Idealizadores e aprendizes da moda, fornecedores de matéria-prima, pequenos e grandes fabricantes de roupas estarão reunidos numa mesma passarela até a noite de hoje. É o 7º Integramoda – Serra Gaúcha, que lança as tendências para a indústria têxtil do Sul do Brasil. O encontro, que se iniciou ontem e prossegue até hoje na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, mostra o que será moda no outono/inverno 2011.

– O Integramoda mostra o resultado de um trabalho técnico relacionado a tendências, cores e influências que devem balizar nossas empresas do ramo têxtil. É um espaço que traz informações de forma didática, já que a pesquisa é cara para as empresas viabilizarem sozinhas – explica o diretor-geral do Polo de Moda, João Paulo Reginatto.

Os estudos são desenvolvidos pelo Comitê de Estilo do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e Malharias da Região Nordeste (Fitemasul) e pelo Núcleo de Moda do Sindicato das Indústrias do Vestuário e do Calçado do Nordeste Gaúcho (Sindivest).

Desfiles foram programados para apresentar a empresários, estilistas, estudantes e fornecedores do setor têxtil e de confecção peças que mostram novas tecnologias em tecidos, máquinas, fios e modelagem. Na prática, são os modelos previstos para vestir as pessoas na próxima estação do frio.

– Cada peça é detalhadamente explicada nos desfiles, com informações sobre os tipos de fio e de máquinas usadas, por exemplo. Decodificamos as informações com foco no nosso mercado. O Integramoda procura subsidiar quem vai fabricar a roupa para o varejo – esclarece Guadalupe Bolzani, professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e coordenadora do Comitê de Estilo do Fitemasul.

E é Guadalupe quem dá uma palhinha do que os consumidores vão ver nas vitrines no outono/inverno 2011. Segundo a pesquisadora, os tons de marrom, azul marinho, vermelho carne e cinza estarão em alta. Ela lembra que a matéria-prima é a mesma, mas as proporções de cores seguem doses que obedecem diferentes públicos: para os homens, tons mais discretos; para as mulheres, mais ousados; e, para o público infantil, variações mais lúdicas.

Casacos de alfaiataria, com modelagens bem construídas, cardigãs e vestidos em tricô são algumas das peças sugeridas e que devem ficar à mostra nas vitrines para, depois, chegarem ao guarda-roupa do consumidor. Na linha de acessórios elaborados com fios, as peles sintéticas ganharão destaque em golas e punhos.

– Em moda, nem falamos mais em sustentabilidade porque ela já está incorporada no nosso dia a dia. Tudo está em harmonia, na busca do conforto, praticidade e beleza – detalha Guadalupe.

Realização

O Integramoda é realizado pelo Polo de Moda, Fitemasul, Sindivest, UCS e Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs)/Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) José Fasolo. A edição deste ano tem apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com patrocínio master da Best Malhas e Shima Seiki.

– 13h30min: credenciamento

– 14h: apresentação das tendências e desfile

– 15h30min: coffee break

– 17h: workshops (vagas limitadas):

Atualização em modelagem para malharia Outono/Inverno 2011

Atualização em modelagem plana Outono/Inverno 2011

– 19h: credenciamento

– 19h30min: apresentação das tendências e desfile

– 21h: visitação às ambiências, expositores e coquetel

– Investimento: R$ 40 para associados ao Fitemasul e Sindivest e para estudantes de moda da UCS – Senai; R$ 80 a não associados; e R$ 100 no local

– Informações: (54) 3228.2112 (Sindivest); 3228.4722 (Fitemasul); Polo de Moda 3027.4422.

– Sites: www.fitemasul.com.br e www.polodemoda.com.br

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