Internet é o canal mais rápido para aprender receitas simples e de dar água na boca

Veja dicas de blogueira que faz sucesso divulgando suas delícias pela web

A blogueira Daniela Oliveira conta os segredos para fazer sucesso na rede
A blogueira Daniela Oliveira conta os segredos para fazer sucesso na rede Foto: Reprodução

Quase dá para sentir o cheiro de cebola refogada pela tela do computador. A foto é de um suculento e fumegante bife acebolado que desperta uma fome visceral em quem está em frente à tela. Diferentemente do impacto que uma foto estampada em um conceituado livro de gastronomia teria sobre o mesmo leitor, a foto do computador postada em um blog traz outra mensagem: “Faça você mesmo”. Afinal, a receita foi preparada por uma pessoa comum, tal como o internauta. Advogados, estudantes, pedagogos, donas de casa, jornalistas e publicitários que, no tempo livre, assumem o alterego de chefs anônimos.

Mas nem sempre funciona assim. Esse universo é alimentado por diversos perfis: enquanto os mais animados ensinam suas próprias receitas, outros blogam apenas reproduções de pratos alheios feitos em casa. Alguns apenas comentam suas experiências gastronômicas em restaurantes, e milhares de leitores não blogueiros se reservam no direito de bisbilhotar a cozinha alheia via internet. Mais disputados do que uma peça de filé mignon na promoção, são eles que alimentam o ego dos blogueiros e fazem a máquina da blogosfera gastronômica girar.

? Uma coisa que prezo muito é a atenção com os meus leitores, afinal de contas, são eles que dão a audiência e a repercussão que o blog tem ? garante Daniela Oliveira, do blog Cozinha Travessa (http://www.cozinhatravessa.com.br).

A atenção que a blogueira tem com os leitores pode até ser um dos principais motivos do sucesso de sua empreitada, mas são as receitas simples e apetitosas que realmente chamam a atenção na rede. Daniela acredita que, como a internet é livre, um conteúdo relevante e de qualidade é essencial para se diferenciar entre tantos blogs que seguem o mesmo estilo.

? Se não for interessante para o leitor, ele não vai voltar. Se você escreve com sinceridade, traz novidades, tem um visual bacana e, acima de tudo, é atencioso, vai chover de acessos. E quem gosta sempre indica para um amigo. É assim que funciona a blogosfera.

Além de tratar bem o público, duas regras de ouro se aplicam para quem quer se aventurar nas ondas da internet. Boas fotos, por exemplo, são importantes para chamar a atenção e convencer de que sua receita é realmente digna de água na boca. A exceção dessa regra, porém, são os blogs que divulgam receitas desenhadas por ilustradores e artistas – um megasucesso da blogosfera gringa (http://www.theydrawandcook.com). Por lá, existem até receitas inventadas e desenhadas por brasileiros. Nada de fotos, só ilustrações.

:: Veja os blogs de gastronomia do clicRBS
ÁGUA NA BOCA
CONVERSA DE COZINHA
APRENDIZ DE CHEF
DEDO DE MOÇA
NA COZINHA DA BETE
ANONYMUS GOURMET

A outra regra ? igualmente cheia de exceções ? é com relação à simplicidade da receita: quanto mais fácil de fazer, mais leitores se mostrarão interessados. Até porque, quem busca uma opção de refeição pela web, provavelmente, quer resolver sua fome na hora, então vai atrás de algo que se encaixe com os ingredientes que tem na despensa.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna