Jane Fonda conta, em livro, como se mantém em forma e saudável aos 75 anos

"Posso dizer com toda a sinceridade que, no que diz respeito ao bem-estar, o momento atual é o melhor da minha vida", diz a atriz

Jane Fonda em São Paulo
Jane Fonda em São Paulo Foto: ANDR

Circulava nos corredores do Hotel Transamérica, em São Paulo, à espera da palestra da atriz Jane Fonda sobre os segredos para viver e envelhecer com beleza e qualidade de vida, quando a porta do elevador se abriu. Foi como se a nave espacial da astronauta Barbarella, personagem do filme homônimo que alçou a atriz a ícone sexual nos anos 1960, tivesse aterrissado de repente. Dela, Jane Fonda surgiu, como se protegida por uma cápsula resistente à passagem do tempo. Quarenta e cinco anos transcorreram desde então. Parece que Jane Fonda nem sentiu.

FOTOS: Jane Fonda, em forma aos 75 anos

Participe do Concurso Cultural e concorra a um livro de Jane Fonda

Magra e esguia, dona de um estilo mignon, cruzou a porta do elevador acenando discretamente com a cabeça. Vestia terninho branco; um largo cinto marcava a cinturinha de vespa. Deixou escapar um sorriso genuinamente sincero e só possível de ser exibido por aqueles que se encontram perfeitamente em paz com o presente contabilizado em 75 anos de vida. Da tímida filha de Henry Fonda, um dos maiores astros do cinema americano, à mulher que decidiu fazer da terceira idade a mais relevante, Jane Fonda passou por inúmeras transformações.

Jane Fonda
Foto:  Random House/Reprodução

Atriz vencedora de dois Oscar (Klute e Amargo Regresso), produtora cinematográfica, ativista política e fundadora da Campanha para Prevenção da Gravidez na Adolescência da Georgia e do Centro Jane Fonda na Universidade Emory, revolucionou a indústria da atividade física, nos anos 1980, com o programa de exercícios Jane Fonda Workout, do qual mais de 17 milhões de cópias (entre livros, vídeos e áudios) foram vendidas.

Sobreviveu a 20 anos de distúrbios alimentares. Teve dois filhos, dois netos e três maridos: o diretor francês Roger Vadim, o ativista Tom Hayden, a quem ajudou a eleger deputado pelo Partido Democrata, e o magnata das comunicações Ted Turner, fundador da CNN. Em 2005, lançou a autobiografia Minha Vida até Agora, em que se debruçou sobre a primeira metade de sua vida batizada de primeiro e segundo atos. O livro é até hoje best-seller do New York Times.

FOTOS: Jane Fonda, em forma aos 75 anos

Sua recente passagem pelo Brasil coincidiu com o lançamento de O Melhor Momento Aproveitando ao Máximo Toda a Sua Vida (Editora Paralela, 382 páginas). Por meio das mais recentes descobertas científicas e de histórias de sua vida pessoal, mostra como a fase dos 60 anos em diante pode ser aquela em que realmente nos tornamos as pessoas ativas, afetuosas e plenas que sempre deveríamos ter sido.

Participe do Concurso Cultural e concorra a um livro de Jane Fonda

Ela convida o leitor a fazer uma revisão de vida (dedicou um ano inteiro para a sua própria, durante a passagem dos 59 para os 60) a fim de compreender o passado, definir prioridades, cultivar novas metas e sonhos e aproveitar os anos de maturidade o chamado terceiro ato, como define a melhor fase de sua existência.

________________________________

“Não sou a única que não gostaria de voltar à adolescência – e por nada deste mundo. É uma fase complicada demais. As tentativas de se adequar causam muita angústia. Também não tenho vontade de repetir meus 20 ou 30 anos. Foram décadas dominadas pela tensão de tentar deixar minha marca. E Deus me livre de reprisar a época “intermediária” dos 40 ou 50 e tantos. Os “bons tempos”, na verdade, foram “tempos mais ou menos”. Eu perdia muito tempo preocupada com não ser boa o bastante, inteligente o bastante, magra o bastante, talentosa o bastante. Posso dizer com toda a sinceridade que, no que diz respeito ao bem-estar, o momento atual é o melhor da minha vida. Todos aqueles “o bastante” com que eu me preocupava já não importam tanto. Passei a acreditar que quando se está na velhice, em vez de estar esperando por ela, o medo diminui. Você descobre que ainda é a mesma pessoa, provavelmente ainda mais fiel a si mesma do que antes. Sinto que nesta fase da minha vida estou me tornando quem eu deveria ter sido o tempo inteiro.”

FOTOS: Jane Fonda, em forma aos 75 anos

* Mariana Kalil viajou a convite do
Grupo Bradesco Seguros

Confira alguns vídeos de Jane Fonda ensinando exercícios aeróbicos:

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna