Joalheiro chileno trabalha incansavelmente em réplicas do anel real

Meninas e mulheres mundo afora almejam ter nas mãos uma joia como a da plebeia que será rainha

O custo do anel de safira cravejado de diamantes pode variar entre 1.000 e 100.000 dólares
O custo do anel de safira cravejado de diamantes pode variar entre 1.000 e 100.000 dólares Foto: AP

Jorge Valdés nunca imaginou que o compromisso matrimonial entre o Príncipe William e Kate Middleton mudaria a sua vida. Da manhã à noite, o joalheiro chileno passa o tempo todo montando e polindo, diariamente, de 10 a 25 anéis de safira azul cravejada de pequenos diamantes. A joia é uma réplica do famoso anel de noivado que carrega Middleton, e que pertenceu à Princesa Diana.

? Descansar um pouco não me faria nada mal ? comentou Valdés, direto de sua oficina, na Natural Sapphire Company, empresa que afirma ter vendido mais de 1.000 anéis iguais ao que Middleton usa desde que o casal britânico anunciou seu noivado em novembro.

Segundo Valdés, a companhia recebe de 20 a 25 pedidos de réplicas do anel de zafira azul, cujo valor oscila entre 1.000 e 100.000 dólares, dependendo do tamanho da pedra. As safiras chegam de Sri Lanka e Madagascar e são cortadas na hora, para que logo sejam encaminhadas à oficina da companhia, em Manhattan.

Valdés começou a trabalhar na empresa exatamente em novembro, e não esperava a quantidade de trabalho que o aguardava.

? Desde novembro, houve um aumento significativo na procura da safira. O número de pedidos aumentou muito ? disse Valdés, natural de Til-Til, uma cidade próxima a Santiago do Chile

O joalheiro trabalha intensamente, inclusive em alguns sábados, explicou. Os pedidos chegam de todas as partes do mundo, inclusive da própria América Latina.

? Aqui, fazemos todos os tipos de aneis, mas, ultimamente, esse tem sido o único que tenho feito, e imagino que seja assim até o dia do casamento ? disse o especialista de 48 anos.

O casal britânico se casará no dia 29 de abril, naquela que é o casamento real mais importante desde a união entre o Príncipe Chales e a Princesa Diana, há quase 30 anos. O anel que William deu a Kate foi usado pela mãe do Príncipe, e criado pelo joalheiro Garrard.

Evan Guttman, diretora da Natural Sapphire Company, disse que o anel de Middleton tem entre 10 e 20 quilates. A empresa vende réplicas do “anel da Princesa Diana” de todos os tamanhos e formas disponíveis, dependendo do gosto do consumidor. Os pedidos podem ser feitos até por telefone e pela internet.

? No dia em que o noivado foi anunciado, nosso site entrou em colapso ? afirma Guttman, cujas oficinas localizam-se no chamado “Distrito do diamante”, em Manhattan.

O casamento real tem gerado campanhas de publicidade mundo afora, com emrpesas que vendem desde visitas guiadas aos lugares de Londres nos quais o casal viveu momentos de sua relação, até todo tipo de objetos com os nomes dos noivos.

Kika Rocha, diretora de moda e beleza da revista People em espanhol, disse que as celebridades são modelos de inspiração para muitos e que sua imagem é idealizada e imitada, “com o objetivo de alcançar a máxima expressão de elegância, glamour e classe”.

? Não é de se surpreender quando vemos que um símbolo como o famoso anel de safira cravejado de diamantes que Kate Middleton exibe com orgulho seja copiado à perfeição pelos joalheiros mais especializados do planeta, para privilégio de poucos ? salienta Rocha.

A consultora acrescenta que empresas de beleza como a Avon oferecem o anel aos seus clientes em uma versão feita de vidro e plástico que não ultrapassa os 19 dólares.

? E arrasa nas vendas ?, finaliza.

A safira é uma pedra comum nas lojas de Nova York

Jenny Saavedra, uma colombiana de 35 anos que trabalha em uma joalheria do Distrito do Diamante, comentou recentemente que viu uma jovem experimentando um anel muito parecido com o de Middleton.

? A safira sempre foi muito popular. Vê-se muitíssimo no aqui no distrito, diz a funcionária da joalheria Awad Jewelry.

Valdés entende o apreço por uma joia carregada pela plebeia que um dia se transformará em rainha.

? É um estilo muito clássico e que nunca vai sair de moda; é um anel que se pode usar diariamente e também em produções mais elegantes ? explica o joalheiro.

Além da bonança econômica que o casamento representa para a empresa na qual trabalha o chileno, o anel de Middleton traz também outras vantagens, segundo Valdés.

? O fato de eu ter que trabalhar sob pressão aumenta minha concentração e, assim, os dias passam mais rápido ? exlplicou.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna