João Gilberto pode voltar aos palcos de Salvador, SP, Rio, Porto Alegre e Brasília aos 80 anos

Cantor e compositor faz aniversário nesta sexta-feira

João Gilberto
João Gilberto Foto: Divulgação

Atualizado às 13h23min

João Gilberto, considerado um dos criadores da bossa nova, completa 80 anos nesta sexta-feira. Para celebrar a data, o músico deverá lançar uma nova turnê entre 29 de agosto e 30 de novembro.

O produtor da turnê, Maurício Pessoa, disse ao UOL que a tour terá de cinco a oito shows nas cidades de Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília. O projeto poderá ter participações especiais de cantores nacionais e internacionais. Ainda não há informações sobre a venda de ingressos e os locais de apresentação.

As últimas apresentações de João Gilberto no Brasil foram em 2008, quando foram comemorados os 50 anos da bossa nova.

Conforme o G1, há negociações para que o show carioca seja transmitido via satélite para salas de cinema do Brasil e do exterior.

Hoje, Juazeiro, cidade natal do cantor, preparou uma exposição, a exibição de documentários e uma aula-show com maestro Aderbal Duarte no centro cultural batizado com o nome do artista.

Cinco discos na web

Também fazem parte das comemorações o lançamento de cinco discos ao vivo nunca lançados, mas que podem ser encontrados na rede.

* Registros na Casa de Chico Pereira (1958): captado um ou dois anos antes das gravações do primeiro disco de João na casa do fotógrafo Chico Pereira.

* Um Encontro com João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius De Moraes & Os Cariocas (1962): show de 1962 que reuniu os músicos no Au Bon Gourmet para lançarem canções como Garota de Ipanema, Samba do avião, Só danço samba, Samba da bênção.

* A Arte e o Ofício de Cantar (1982): especial da TV Bandeirantes feito em 1982 em que João canta várias músicas inéditas. Participação de Ney Matogrosso.

* João Gilberto en Madrid (1985): gravado ao vivo na Espanha no mesmo ano do álbum Ao Vivo em Montreux.

* João Gilberto y Caetano Veloso ao vivo en Buenos Aires (1999): registro de show feito por João com Caetano Veloso (juntos e separados) em 1999.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna