‘Lady Gaga e a sociologia da fama’ é nova disciplina em universidade

Faculdade da Carolina do Sul será ministrada na primavera de 2011 aos alunos

Cantora está à frente do presidente americano em número de fãs
Cantora está à frente do presidente americano em número de fãs Foto: Divulgação

A excêntrica estrela do pop americano Lady Gaga, que com apenas 24 anos já reúne prêmios na música, pode agora acumular um novo troféu em sua lista de conquistas: uma disciplina universitária que leva seu nome.

“Lady Gaga e a sociologia da fama” é uma das novas disciplinas que será ensinada na Universidade da Carolina do Sul (USC, sudeste dos Estados Unidos) na primavera de 2011.

? O caso da fama de Lady Gaga é sociologicamente pertinente como objeto de estudo em relação à cultura popular e às condições atuais da celebridade ? disse Matthieu Deflem, que dirigirá o curso.

Fã autoproclamado da diva de roupas extravagantes, sapatos de salto extremamente altos e videoclipes que questionam as convenções, Deflem se interessa pela cultura pop desde a década de 1960.

? A fama de Lady Gaga é um fenômeno atual que repercutirá nos interesses dos estudantes ? argumenta este professor de 48 anos, que ensina terrorismo e direito internacional há 15.

Deflem reuniu-se com Lady Gaga cinco vezes e a viu em cena em 29 ocasiões. Para ele, sua ascensão meteórica até converter-se em uma estrela internacional é um fato único atualmente.

? Sua fama surgiu nos últimos dois anos em uma sociedade muito diferente em comparação com as últimas décadas ? disse. ? A influência da internet e das novas tecnologias foi particularmente pertinente.

O primeiro álbum da cantora, em 2008, que inclui o sucesso Poker Face, vendeu mais de 15 milhões de exemplares no mundo e acumulou vários prêmios.

No campus da USC, a informação sobre a disciplina já circula entre os estudantes, que parecem ver a novidade com bons olhos.

? Acredito que a disciplina ‘Lady Gaga’ terá um efeito positivo em termos de imagem para a universidade, porque mostra que o estabelecimento é aberto e oferece cursos que não necessariamente seguem as regras ? afirma Kirk Broome, estudante de administração.

E acrescenta:

? Também há o velho ditado que diz que qualquer publicidade é boa publicidade.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna